UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 

Prejuízo olímpico

A rede norte-americana de fast food McDonalds não imaginava o boicote socialista aos Jogos Olímpicos de Los Angeles quando lançou a promoção "Quando os EUA vencem, você vence" em âmbito nacional. Cada ouro conquistado por um atleta do país valia um hambúrguer, prata dava direito a uma batata frita e um bronze rendia um refrigerante de graça aos clientes. Resultado: milhões de dólares de prejuízo, porque os norte-americanos eram barbada nas disputas. Posteriormente, o seriado de TV Simpsons ironizou esse episódio com Lisa e o palhaço Krusty.

Caindo pelas tabelas

O norte-americano Bruce Kimball ganhou a medalha de prata no salto de plataforma. Kimball havia sofrido um grave acidente em 1981, quando foi atropelado por um motorista bêbado. Em 1988, o mesmo Kimball, sob efeito de álcool, atropelaria um grupo de jovens, matando dois deles. Ele foi condenado a 17 anos de prisão.

Coisa de família

No atletismo, o grande destaque foi o norte-americano Frederick Carlton Lewis, mas conhecido como Carl Lewis. Seu pai e seu irmão foram jogadores de futebol americano; sua mãe, Evelyng, tinha sido atleta e chegou a competir no Pan de Buenos Aires-1951. Em Los Angeles, sua irmã, Carol, foi a nona colocada no salto em distância.

Medalha engasgada

O norte-americano Edwin Moses, campeão olímpico dos 400 m com barreiras em 1976, foi o encarregado de prestar o juramento olímpico. Paralisado pela emoção, tentou três vezes antes de conseguir finalizá-lo. Fora dos Jogos de Moscou-1980 devido ao boicote dos EUA aos soviéticos, Moses voltou a ganhar a prova em Los Angeles.

Você sabia?
  • No basquete, a final masculina foi um massacre dos EUA sobre a Espanha, 95 a 65. A equipe norte-americana ganhou todas suas partidas com média de 32 pontos de vantagem. A estrela foi Michael Jordan, que logrou uma média de 17 pontos por jogo.

  • No torneio de boxe, um futuro campeão mundial ganhou destaque apesar de perder na semifinal. Evander Holyfield foi desclassificado depois de nocautear seu adversário, por ter dado um golpe depois de que o árbitro tinha parado a luta.

  • O marroquino Said Aouita, ouro nos 5.000 metros, dominaria as provas de fundo durante anos. Em seu retorno, o rei Hassan 2º, do Marrocos, batizou o trem que liga Rabat a Casablanca com seu nome como homenagem pela vitória em Los Angeles.

  • A tocha olímpica entrou no estádio de Los Angeles pelas mãos de Gina Memphill, neta do campeão olímpico Jesse Owens, que conquistou quatro medalhas de ouro na edição de Berlim-1936, para desgosto do então líder alemão Adolf Hitler.

Compartilhe: