UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 
Arte UOL

Campeã ou campeão?

A polonesa Stanislawa Walasiewicz venceu os 100 m com recorde mundial - 11s9 - recebendo o título de "mulher mais rápida do mundo". Criada nos Estados Unidos, adotou o nome de Stella Walsh e competiria pelos EUA nos Jogos se tivesse conseguido a naturalização. Não conseguiu, competiu pela Polônia e virou celebridade tanto na América, quanto em sua terra natal. Em 1980, porém, saindo de um supermercado em Cleveland, foi assassinada. A polícia fez uma autópsia e acabou surpresa: a campeã olímpica era hermafrodita.

Vinho isotônico

Apesar da "Lei Seca" que vigorava nos Estados Unidos na época dos Jogos, o governo norte-americano permitiu que as delegações de França e Itália levassem vários litros de vinho para Los Angeles. Os países alegaram que a bebida fazia parte da sua dieta alimentar.

Recorde em 2º lugar

Nos 400m com barreiras, Glenn Hardin (EUA) foi prata, mas bateu um recorde mundial. Robert Tisdale (IRL) foi ouro com melhor tempo, 51s7 contra 51s9, mas não teve o recorde homologado porque derrubou uma barreira. Pelas regras, o resultado valia, mas o recorde.

Jogos de Hollywood

Nos 400 m livre da natação, Buster Crabbe (EUA) levou o ouro. Anos mais tarde, assim como o compatriota Johnny Weissmuller, virou o Tarzan de Hollywood. Já o esgrimista Errol Flyn (AUS) saiu sem medalhas, mas também virou estrela, com As Aventuras de Robin Hood.

Você sabia?
  • Japão dominou a natação (11 pódios, cinco ouros), com uma equipe com média de 15 anos. Exemplos da precocidade, Yosuki Miyazaki, 16, nos 100 m, e Kusuo Kitamura, 14, nos 1.500 m, foram ouro.

  • Depois de ter conquistado a Manchúria e instalado um governo fantoche, o Japão tentou enviar uma delegação da região para participar dos Jogos. Apesar da pressão, o COI negou o pedido.

  • Pela 1ª vez, árbitros mudaram o resultado de uma final ao rever imagens da chegada. O bronze nos 110 metros com barreiras, que na primeira vez favoreceu Jack Keller (EUA), foi dado a Donald Finlay (GBR).

  • Jornalistas do mundo todo usaram novidades tecnológicas, como um centro com linhas de telex. Jornais ou agências de notícias contavam com impressora própria para divulgar os resultados.

  • Campeã olímpica em 1928, a seleção de hóquei sobre a grama da Índia pediu que Mahatma Ghandi fizesse um chamado à população para contribuir com dinheiro para a viagem. Ghandi respondeu: "O que é hóquei?"

  • Juan Zabala (ARG) venceu a maratona, mas quase não sobreviveu. Na chegada, o boxeador Carmelo Robledo, campeão olímpico, acertou um mastro de bandeira na cabeça de Zabala, que desmaiou.

Compartilhe: