UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 
Arte UOL

Medalhista ecológico

O australiano Henry Pearce foi a grande sensação na prova do skiff simples do remo, personificando o espírito dos Jogos Olímpicos e do futuro sentimento do bom senso ecológico que permeou o final do século XX. Na metade da disputa, durante as quartas-de-final, o atleta deixou os remos de lado para permitir a passagem de uma singela família de patos que atravessou bem à frente do seu barco. Mesmo com a parada forçada, o australiano ganhou a eliminatória. Posteriormente, ele ficaria com a medalha de ouro na decisão, o único primeiro lugar do seu país em Amsterdã das quatro medalhas conquistadas.

Futuro comandante

A cerimônia de abertura foi feito com desfile da delegação grega, como uma homenagem aos fundadores dos Jogos. Encabeçando a passagem da delegação norte-americana estava Douglas Mac Arthur, futuro general que derrotaria os japoneses na 2ª Guerra Mundial.

Empurrãozinho

Na disputa dos 200 m peito feminino, um fato inédito. A alça do maiô da nadadora alemã Hildegard Schrader caiu, deixando descoberto o seu seio, incidente que a fez nadar mais rápido e ganhar o ouro. No final da prova, a alemã ficou na água e foi ajudada pelas rivais.

Força feminina

Ao final dos 800 m, participantes desmaiaram pelo esforço. O papa Pio XI considerava desumana a participação feminina nos Jogos. Finalmente, a Iaaf proibiu todas as corridas femininas superiores aos 200 m, medida que vigoraria até os Jogos de Roma, em 1960.

Você sabia?
  • O esgrimista Attila Petschauer, que deu a primeira medalha de ouro à Hungria na história das Olimpíadas, teria um final trágico. Ele morreria alguns mais tarde torturado pela própria polícia húngara, em 1943, por ser judeu no meio da Segunda Guerra. Outro membro da equipe, Janos Garay, morreria em um campo de concentração nazista.

  • Apesar de ser um dos grandes da história, o sueco Arne Borg nunca teve muita sorte nos Jogos Olímpicos. Em 1928, ganhou sua única medalha de ouro ao vencer os 1.500 m livre, prova que manteve o recorde mundial durante 11 anos. Depois de 3 Olimpíadas, teve mais duas de prata e duas de bronze, além de 32 recordes mundiais.

  • Vencedor das provas de 100 m e 200 m e uma das estrelas dos Jogos, Percy Williams teve uma vitória pessoal em Amsterdã. Aos 15 anos de idade, os médicos haviam proibido o rapaz canadense de fazer qualquer prática esportiva.

  • A cerimônia de abertura foi boicotada pela França. O motivo foi um incidente diplomático: um porteiro do estádio Olímpico havia negado acesso ao representante da delegação, Paul Mericamp, secretário-geral da Federação de Atletismo.

Compartilhe: