UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 

Pela televisão

Pela primeira vez os Jogos foram televisionados. As competições foram transmitidas graças ao Fernsehkanone (canhão da televisão), uma imponente câmara totalmente eletrônica construída pela empresa Telefunken. Perto do estádio Olímpico foi erguida a Funkturm, a torre emissora, junto a um estúdio de mixagem que produzia oito horas diárias de programação para os berlinenses. Como poucos tinham TV na época, foram montadas 25 salas de exibição pela cidade, em grandes teatros, para que o público acompanhasse os Jogos.

Raça pura

Os líderes nazistas tentaram por todos os meios trocar o membro alemão do COI (Comitê Olímpico Internacional), Theodore Lewald, de origem judaica, por Hans von Taschmmer und Osten, filiado ao partido. O presidente do COI resistiu à pressão, ameaçando anular os Jogos.

Saudação nazista

Na esgrima, a alemã judia Helene Mayer, radicada nos EUA, foi convidada a competir pelo seu país natal. Ganhou a prata na espada e, durante a premiação, fez a saudação nazista. A maioria dos atletas judeus alemães, porém, foram barrados dos Jogos.

Rei da selva

O norte-americano Glenn Morris, campeão do decatlo, foi o terceiro "Tarzan" saído dos Jogos Olímpicos. Os outros foram Buster Crabbe, conhecido como Johnny Weissmuller (cinco ouros entre 1924 e 1928) e Herman Brix (arremessador de peso, prata em 1928).

Você sabia?
  • Debaixo de chuva, duas mil pessoas assistiram à primeira final olímpica do basquete. No 1º tempo, os EUA venceram o Canadá por 15 a 4. No 2º, a quadra virou lamaçal e cada time marcou quatro pontos.

  • Na estréia olímpica do handebol, a modalidade era diferente da atual. O jogo era disputado em campos de futebol por times de 11 jogadores. Depois de Berlim, ficou fora do programa até 1972.

  • Jesse Owens e o alemão Carl Lutz Long deram uma lição de luta contra o preconceito no salto em distância. Apesar do clima de constrangimento Owens causou nos dirigente alemães, Long se tornou um grande amigo do norte-americano. Tanto que Owens foi à Alemanha nos anos 60 para ser padrinho de casamento do filho de Long.

  • Eleanor Holm-Jarret, estrela da natação norte-americana, foi suspensa em 1934, sob acusação de profissionalismo. Conseguiu a classificação para Berlim e viajou como favorita. A bordo do navio, porém, ficou mais tempo no bar, bebendo champanhe. Na chegada à Alemanha, foi afastada por "não respeitar as regras do treinamento".

  • Presidente da Fifa por 24 anos (1974-1998), o então nadador brasileiro João Havelange competiu em Berlim nos 400m e nos 1.500m livre, além de integrar a seleção de pólo aquático.

  • No remo, na prova do quatro com timoneiro, o barco francês foi bronze. O timoneiro, Noel Vandernotte, tinha apenas 12 anos, e estava competindo com o pai Fernand e o tio Marcel.

Compartilhe: