UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 
Arte UOL

Mudança aristocrática

Pela primeira vez na história, a prova da maratona foi disputada na distância de 42,195 km, fato que permanece até os dias atuais. Não é a distância original entre o planalto de Marathon e a cidade de Atenas, mas, sim, a que separa o castelo de Windsor (residência da monarquia britânica) do estádio de Sheperd's Bush na capital inglesa. A explicação para a mudança não tem qualquer argumento esportivo. Os 2,195 km acrescentados vieram a pedido do rei Eduardo VII, que morava em Windsor e quis dar a partida da maratona dos Jogos de sua residência para que seus netos assistissem ao espetáculo.

Chegada conturbada

A maratona foi dramática. O italiano Dorando Pietri, na liderança, chegou ao estádio quase sem forças, caindo nos últimos metros. Os juizes de pista ajudaram-no a cruzar a linha. John Hayes (EUA), 2º colocado, protestou contra a ajuda e acabou com o ouro.

Quase Olimpíadas

Antes de Londres-1908, Atenas (GRE) organizou uma Olimpíada "intermediária" em 1906. Bem organizados, principalmente comparados com os fracos eventos de Paris e Saint-Louis, esses Jogos nunca foram reconhecidos pelo Comitê Olímpico Internacional.

Dificuldade zero

Os 400 m rasos acabaram com um competidor: o britânico Wyndham Halswelle. Um dia antes, 3 norte-americanos lutavam pelo ouro. Um destes, John Carpenter, ganhou, mas foi acusado de atrapalhar o britânico. Os juízes acataram, e os atletas dos EUA desistiram.

Você sabia?
  • Duas competições olímpicas inéditas, que não tiveram continuidade, apareceram em Londres: a motonáutica e o racquet. Na motonáutica, eram disputadas provas com barcos motorizados. O racquet é uma variante do tênis, onde a bola é jogada contra uma parede. Os britânicos dominaram ambas.

  • A patinação no gelo foi inscrita no programa oficial dos Jogos de 1908. Nas Olimpíadas de Antuérpia (Bélgica), em 1920, a patinação também seria incluída no programa olímpico. Já em 1924, a modalidade foi definitivamente incorporada aos Jogos Olímpicos de Inverno, em Chamonix, na Suíça.

  • Nova Zelândia e Austrália se apresentaram com uma delegação única, chamada de Australásia. Em 1912, elas voltariam a competir juntos.

  • Dois atletas ingleses do arco e flecha, William e Charlotte Dod, tornaram-se os primeiros irmãos a conquistar medalhas olímpicas.

  • Richard Gunn (GBR) ganhou ouro no boxe aos 37 anos. Sua superioridade era tão grande que quando se inscrevia para um torneio os rivais se retiravam.

  • Enquanto aconteciam os Jogos Olímpicos, as mulheres, usando cabelos soltos e túnicas curtas, participavam de uma outra competição, a Heraea.

Compartilhe: