UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 

Duas caras

A minoria turca da Bulgária ganhou um destaque nunca antes visto nos Jogos. O boxeador Ivailo Hristov, da Bulgária, ganhou ouro na categoria mosca ligeiro. Poucos notaram que se tratava do mesmo pugilista que tinha conquistado o bronze em 1980, sob o nome de Ismail Hjuseinov. Como pertencia à minoria turca da Bulgária, ele era obrigado pelo governo a mudar seu nome. A Bulgária também levou ouro com Naim Suleymanoglu, que era chamado de "Hércules de Bolso" por seu 1,50 m de altura, que venceu na categoria até 60 kg do levantamento de peso.

Confusão coreana

O torneio de boxe foi disputado em dois ringues, um com um sino e outro, ao lado, com uma campainha. Durante a luta entre o coreano Chun Jin-chul e Todd Foster (EUA), o sino do outro ringue tocou. O coreano parou, mas Foster, percebendo o erro do árbitro, golpeou Chun, nocauteando-o. Os juízes anularam a luta e a repetiram. Foster venceu novamente.

Estréia olímpica

Depois de 64 anos de ausência, o tênis voltou aos Jogos Olímpicos. Em simples, ganhou o eslovaco Miroslav Mecir. Em duplas, deu Estados Unidos, com Robert Flach e Robert Seguso. Entre as mulheres, a campeã foi a alemã Steffi Graf, que derrotou na final a argentina Gabriela Sabatini. Também em Seul, o tênis de mesa fez sua estréia na Olimpíada.

Ascensão e queda

Na final na prova de trampolim dos saltos ornamentais, o norte-americano Greg Lougains se desequilibrou antes de um de seus saltos e deu um susto no público que acompanhava a disputa. Na queda, Lougains bateu a cabeça no trampolim e precisou levar quatro pontos. Mesmo assim, sua série foi a mais difícil, e ele conquistou a medalha de ouro.

Você sabia?
  • Os Jogos de Seul foram os últimos em que a cerimônia de abertura foi realizada durante o dia. Nas competições seguintes, a festa passou a ser à noite.

  • Cunhada da estrela do atletismo Florence Griffith-Joyner, dona de quatro medalhas, Jacqueline Joyner-Kerse, levou ouro no salto em distância e no heptatlo.

  • Arvidas Sabonis, de origem lituana, foi o fator de desequilíbrio na vitória da União Soviética sobre a Iugoslávia na final do basquete. Anteriormente, os soviéticos tinham derrotado os Estados Unidos que, inconformados, decidiram enviar aos Jogos seguintes uma equipe com jogadores da Liga NBA.

  • Os africanos deram um fim na hegemonia britânica nas provas de fundo do atletismo. Os 800, 1.500 e 5.000 metros foram vencidos por quenianos: Paul Ereng, Peter Rono e John Ngugi. Nos 10.000 m, o ouro foi do marroquino Moulay Boutaib. Nos 3.000 m com obstáculos, do queniano, Julius Kariuki.

Compartilhe: