UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 
Arte UOL

Da pistola para o martelo

O norte-americano James Howard Snook, que conquistou a medalha de ouro na prova de pistola por equipes no tiro nas Olimpíadas de 1920, foi executado na cadeira elétrica dez anos depois, em 1930. Snook era um professor da cátedra de veterinária na Universidade de Ohio, nos EUA, e foi culpado de matar a golpes de martelo a sua amante de 25 anos chamada Theodora Hix, que ameaçava revelar o relacionamento extraconjugal entre os dois para a esposa. Ainda mais curioso foi o local escolhido do assassinato: o crime foi cometido em um carro que estava estacionado na frente de um campo de tiro.

Futuro promissor

O norte-americano John Brendan Kelly, pai da futura princesa de Mônaco, Grace Kelly, disputou as provas de remo e conseguiu um recorde: vencer dois títulos olímpicos em apenas trinta minutos, façanha que nenhum outro atleta conseguiu alcançar até hoje na história dos Jogos.

Vovô no pódio

Aos 72 anos de idade, com a medalha de prata conquistada no tiro nos Jogos da Antuérpia, Oscar Swahn tornou-se o atleta mais velho da história a subir em um pódio nas Olimpíadas. Swahn fazia parte da equipe sueca na prova de alvo móvel e competiu ao lado do filho, Alfred.

Polivalente

O belga Victor Boin conquistou medalhas em diferentes esportes. No pólo aquático, ganhou a prata em 1908 e o bronze em 1912. Em 1920, ficou com a prata, dessa vez, na esgrima. Mais tarde, ele se tornaria o presidente do Comitê Olímpico da Bélgica.

Você sabia?
  • As mulheres foram mais numerosas que em edições anteriores, porém não o suficiente para o crescente movimento feminista, que decidiu criar os Jogos Femininos em 1921, na cidade de Monte Carlo.

  • A modalidade cabo de guerra, vencida pelos britânicos, teve sua última aparição na Olimpíada de Antuérpia-1920. Foi uma maneira de os europeus esquecerem os conflitos da Guerra Mundial.

  • O atleta norte-americano Morris Kirksey foi detido pela policia belga ao voltar para seu hotel depois de celebrar a vitória na prova de revezamento 4 x 100 m. Ao encontrar a porta do hotel onde estava hospedado trancada, Kirksey tentou escalar a parede para chegar ao seu quarto. Flagrado pela polícia, riram da sua cara quando ele afirmou ser campeão olímpico e que teria que participar da cerimônia de entrega da medalha no dia seguinte. O norte-americano ganhara também a prata nos 100 m e o ouro no torneio de rúgbi. Mais tarde, tornou-se médico-chefe da prisão de San Quintin.

  • O francês Joseph Guillemot ganhou a prova dos 5.000 m chegando na frente do lendário finlandês Paavo Nurmi. Inscrito na corrida dos 10.000 m, que seria disputada as 17h30, ele foi avisado apenas uma hora antes da largada que a prova ia ser disputada às 14h15. A mudança fez com que o atleta largasse sem fazer a digestão, o que provocou fortes dores de barriga durante a prova. Apesar do contratempo, Guillemot ganhou a medalha de prata, façanha ainda mais valorizada quando se descobriu que havia corrido com sapatos dois números maiores que os seus, que haviam sido roubados.

  • Guillemot, de 20 anos de idade, tinha sido descoberto por um oficial do exército francês em 1918. Durante a guerra, o francês venceu a prova de cross country da sua companhia. Com alguns meses de treinamento, Guillemot se transformou em um dos grandes destaques do atletismo francês, tornando-se figura de ponta nas provas de meio-fundo.

  • Após a reclamação de um nadador australiano, que acusou um adversário norte-americano de ter lhe dado um soco durante a final dos 100 m livre, os juízes decidiram realizar a prova novamente. O vencedor inicial, o havaiano Duke Kahanamoku, confirmou a vitória e o recorde mundial (1min00s4), batido na primeira final, foi validado.

Compartilhe: