UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 

Jeitinho francês

Os norte-americanos ficaram revoltados com o resultado da prova da maratona, vencida por Michel Theato, cidadão de Luxemburgo que ganhou a medalha para os anfitriões franceses. Arthur Newton estranhou quando cruzou a linha de chegada e foi declarado quinto colocado. Segundo seu relato, o norte-americano havia disparado na frente e não havia sido ultrapassado. Outro norte-americano, Richard Grant, disse que viu o vencedor passar de bicicleta por ele. Theato teria pegado atalhos por fora do traçado original da prova que teriam facilitado o seu caminho até o pódio da mais tradicional prova olímpica.

Qual sua nacionalidade?

Durante anos, a nacionalidade dos vencedores dos Jogos foi alvo de confusão. A desorganização era claro. Em um dos casos, o canadense George Orton, ganhador dos 2.500 m e bronze dos 400 m com barreiras, tinha se inscrito como membro dos EUA.

O novato

No remo, na prova dois com timoneiro, os holandeses François Brandt e Roelof Klein venceram ao lado de um francês de apenas 7 anos de idade: Marcel Depaillé se tornou o mais jovem vencedor das Olimpíadas. O garoto substituiu o timoneiro acima do peso.

Hoje não posso

No salto com vara, três dos principais atletas dos EUA, por motivos religiosos, manifestaram seu desagrado pela prova ser em um domingo. Dois deles até chegaram a se apresentar no dia marcado, mas os fiscais franceses disseram que a prova tinha sido suspensa.

Você sabia?
  • No futebol, Inglaterra e França (vencido pelos visitantes por 4 a 0) teve um público de 500 pessoas. Muitos deles, por puro engano, achavam que no local seria a final de rúgbi, entre a França e os alemães, hostilizados pela conquista dos territórios de Alsácia e Lorena. No rúgbi mesmo, a França venceu a Alemanha por 27 a 17 e ainda houve briga.

  • O rio Sena, famoso por cortar quase toda a capital francesa, foi o palco das provas de natação nas Olimpíadas de 1900. Nadando a favor da corrente, os competidores bateram muitos recordes mundiais - nenhum deles, no entanto, foi homologado. A organização também inventou insólitas provas, como a de obstáculos e a de resistência subaquática.

  • No primeiro programa dos Jogos de Paris, os organizadores haviam previsto as seguintes provas que não se realizaram: concurso de pesca com vara, campeonato de pipas, tiro com canhão, corrida sobre asnos e bilhar. Todas vetadas posteriormente.

  • A evolução técnica em Paris-1900 foi evidente. O norte-americano Frank Jarvis (ouro nos 100 m) ficaria 10 metros à frente do campeão da mesma prova (o também norte-americano Thomas Burke) das Olimpíadas de Atenas-1896, a primeira da história.

Compartilhe: