UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 

Surgimento da Celeste

O futebol conheceu em 1924 o primeiro grande time sul-americano: a seleção uruguaia. Enquanto a Europa ainda baseava seu jogo no padrão britânico, com chutões e cruzamentos, os uruguaios surpreenderam os favoritos com um futebol de toque de bola e conseguiram vencer todos os cinco jogos. Com a subida ao local mais alto do pódio também em Amsterdã-1928, a seleção passou a ser conhecida como a "Celeste Olímpica". A ratificação do poderio da equipe veio dois anos após a vitória na Holanda. Em 1930, o Uruguai seria campeão da primeira Copa do Mundo organizada pela Fifa.

Carruagens de Fogo

Os atletas britânicos Harold Abrahams e Eric Liddel ganhadores, respectivamente, das provas dos 100 m e 400 m do atletismo tiveram suas histórias consagradas no filme ganhador do Oscar na década 1980, que marcou o esporte até hoje com a música de Vangelis.

Nasce um slogan

Foi nas Olimpíadas de Paris que surge o lema olímpico, de autoria do frei Henri Didon, amigo do inventor do evento, o Barão Pierre de Coubertin, que, em latim, traduz o espírito das Olimpíadas: "Citius, Altius, Fortius" (Em português: mais rápido, mais alto, mais forte).

Aí, é demais

Os Jogos de Paris inovaram nos testes das modalidades. Colocaram na disputa a canoagem canadense, onde os competidores competem semi-ajoelhados, e os jogos infantis, uma bagunçada competição para crianças. Nenhuma delas continuou no programa olímpico.

Você sabia?
  • A norte-americana Gertrude Ederle ganhou o ouro na prova de revezamento 4 x 100 metros livres e o bronze nos 100 m e 400 m livre. Porém, sua maior façanha viria dois anos mais tarde, em 1926, quando se tornou a primeira mulher a atravessar o Canal da Mancha, batendo o recorde do italiano Enrique Tiraboschi com um tempo de 14h39min.

  • O fanatismo dos parisienses desembocou em vários escândalos, incluindo vaias durante a execução dos hinos nacionais de outros países e numerosos incidentes durante os torneios de boxe e esgrima. Os franceses estavam particularmente irritados com os EUA, depois que o governo norte-americano tinha criticado a ocupação francesa da região do Ruhr..

  • O rúgbi, esporte de tradição na Inglaterra, Nova Zelândia e África do Sul, aparece pela última vez nos Jogos. Os Estados Unidos, que tinham como base jogadores saídos do futebol americano, ganharam a medalha de ouro pela segunda vez consecutiva.

  • O tênis foi disputado pela última vez em Olimpíadas até a de 1988. O tradicional esporte foi excluído da programação dos Jogos seguintes pelo Comitê Olímpico Internacional, que não aceitava a profissionalização da modalidade.

  • Nas provas do boxe, o lutador francês Roger Brousse foi desclassificado porque foram encontradas marcas de seus dentes no peito do adversário, o britânico Harry Mallin.

  • A pelota basca (jai alai) e a canoagem participaram dos Jogos como esportes de exibição. Equador, Irlanda, Letônia, Lituânia, México, Filipinas, Polônia e Uruguai participam pela primeira vez do evento.

Compartilhe: