UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 
Arte UOL

Harakiri

O judô foi disputado pela primeira vez nos Jogos. Os organizadores, que dominam o esporte, ganharam três das quatro medalhas. Porém, na categoria mais desejada, a livre (aberta a todos os pesos), a vitória foi de um holandês, Anton Geesink, derrotando na final o japonês Akio Kaminaga, um verdadeiro trauma nacional. Anos depois, Kamigana admitiu em entrevista que pensou em praticar harakiri, declaração que fez circular o rumor que ele teria praticado o suicídio ritual japonês. Na verdade, ele foi professor de judô até morrer aos 56 anos.

20 anos de atraso

Campeão dos 10.000 m, William Mills (EUA), descendente de índios Sioux, venceu o recordista mundial Ron Clarke (AUS). Depois da vitória, não deu a volta olímpica porque ainda havia corredores na pista. Voltou ao Estádio Nacional 20 anos mais tarde para dar a volta vitoriosa.

Fair Play

O COI entregou o prêmio Fair Play em uma Olimpíada pela primeira vez no Japão. Os suecos Lars Gunnar Kall e Stig Lennart Kall, que desistiram da prova de vela para ajudar outros dois concorrentes cujo barco tinha afundado, foram os homenageados.

Bandeira cara

Tricampeã olímpica, Dawn Fraser (AUS) decidiu levar uma bandeira olímpica como lembrança. Resolveu roubar a que tremulava sobre o Palácio Imperial. Pega pelos guardas, só a intervenção do imperador evitou a prisão. Acabou suspensa por dez anos.

Você sabia?
  • Michael Larrabee, professor de matemática em Los Angeles, venceu os 400 m rasos e se tornou o primeiro branco a ganhar a prova após 32 anos. Seus alunos riram dele quando contou que iria tentar a classificação olímpica.

  • A Polônia venceu o 4x100m feminino com recorde mundial. Em 1967, porém, uma das corredoras do time, Ewa Klobukowska (também bronze nos 100m), tornou-se a primeira atleta reprovada no teste de comprovação de sexo.

  • Desclassificado, o peso pena Valentin Loren (ESP) vingou-se do árbitro com um soco no rosto. Acabou banido do boxe pela Federação Internacional.

  • Choh Dong-Kih (COR) foi desclassificado por manter a cabeça muito baixa. Protestou, sentado em uma banqueta no meio do ringue, por 51 minutos.

  • No judô, Thomas Ong (FIL) perdeu duas lutas, uma em 6s e outra em 4s. As Olimpíadas de dez segundos foram um recorde que permaneceu por 28 anos.

  • Robert Hayes (EUA), ouro nos 100m rasos, largou as pistas para brilhar no time mais popular de futebol americano nos EUA, o Dallas Cowboys.

Compartilhe: