UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 

Tática de guerrilha

Na prova de estrada, quatro membros do IRA (Exército Republicano Irlandês) se infiltraram entre os competidores e conseguiram derrubar um competidor compatriota. A sabotagem foi uma forma de represália pelo Comitê Olímpico Internacional ter desfiliado a Rás Tailteann, a tradicional entidade ciclística que insistia em filiar atletas católicos da Irlanda do Norte, parte da ilha sob domínio inglês. Vários líderes do IRA eram ciclistas famosos e não aceitaram a criação de uma nova federação. Nos Jogos de 1956, três integrantes do grupo nacionalista da Irlanda tentaram participar da prova, mas foram retirados antes.

Rei da vela

A equipe espanhola de vela contou com o então príncipe Juan Carlos, atual rei do país. Em 1992, foi a vez de Felipe, seu herdeiro. Em 1996, a infanta Cristina participou em Atlanta, onde conheceu seu futuro marido, Iñaki Urdangarín, medalhista no handebol.

Vovô do barulho

A britânica Lorna Johnstone tornou-se em 1972, aos 70 anos, a mulher mais velha a participar de uma Olimpíada. Sua prova era o adestramento do hipismo, onde a amazona comanda o cavalo para fazer passos e movimentos obrigatórios. É preciso mais pulso que força.

Farsa nacional

No final da maratona, um estudante com o uniforme alemão entrou no estádio Olímpico e foi ovacionado. Os organizadores perceberam a farsa e o agarraram. O público, sem entender, vaiou a entrada de Frank Shorter (EUA), legítimo líder e ganhador.

Você sabia?
  • Graças ao atraso de seus rivais Eddie Hart e Rey Robinson, o soviético Valery Borzov ganhou com facilidade a medalha de ouro nos 100 e 200 metros do atletismo. Os norte-americanos confundiram o horário das provas de classificação e chegaram tarde. Além da mancada dos oponentes, Borzov contou com uma equipe de cientistas que cuidavam de seu treinamento nos mínimos detalhes.

  • Ouro e prata nos 400 m rasos, os negros norte-americanos Vincente Mattews e Wayne Collett ficaram conversando durante a execução do hino de seu país na cerimônia de entrega das medalhas. Foi uma forma de apoiar o movimento de direitos civis em seu país. Resultado: foram punidos pelo COI e não puderam participar do revezamento 4x400 m - os EUA ficaram de fora da prova.

  • Na luta livre, os irmãos norte-americanos Benjamin e John Peterson ganharam, respectivamente, ouro e prata na categoria semi-pesado. Em Montreal-1972, foi a vez do outro irmão levar a melhor.

  • O tiro com arco (popularmente conhecido como arco-e-flecha) voltou ao programa olímpico depois de 52 anos de ausência. Os arqueiros tinham participado pela última vez em Antuérpia-1920.

  • A sequência de 16 vitórias norte-americanas no salto com vara foi interrompida pelo alemão Wolfgang Nordwig. O maior motivo do feito foi a proibição, sem maiores explicações, da utilização das varas de fibra de carbono pela federação internacional. Exceção, Nordwig não era adepto a esse material.

  • No futebol, mais uma vez o Brasil, que contava no elenco com Falcão e Dirceu, foi eliminado logo na primeira fase, com uma derrota para o Irã por 1 a 0. Todos os semifinalistas eram do bloco socialista: Polônia (ouro), Hungria (prata), URSS e Alemanha Oriental (dividiram a medalha de bronze).

Compartilhe: