UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 

Triunfos chilenos

Foram 108 anos entre a estréia olímpica do Chile e a conquista de sua primeira medalha de ouro. Ou seja, desde Atenas-1896, quando o país foi o único representante latino na primeira edição dos Jogos, até o retorno da Olimpíada ao território grego. O feito foi conseguido pelos tenistas Nicolás Massú e Fernando González, que venceram o torneio de duplas. O curioso é que o segundo ouro chileno veio logo no dia seguinte, novamente no tênis. Massú também foi o vencedor o título de simples - no mesmo pódio, teve a companhia de González, que levou bronze.

Anjo

O grego Polyvios Kossivas virou astro após socorrer Vanderlei Cordeiro de Lima, que foi atacado pelo padre irlandês Cornélius Horan no meio da maratona. Gerente de uma fábrica de sorvete em Atenas, Kossivas, 53, chegou a vir ao Brasil, e saudado como herói.

Por água abaixo

Ricardo Winicki, o Bimba, chegou à última regata da classe Mistral com liderança folgada. O velejador poderia chegar em terceiro lugar, que assegurava o ouro. E mais: ele só perderia o bronze no pódio
se terminasse em 17º lugar. Foi exatamente o que aconteceu.

SOS Atleta

A atriz de Hollywood Pamela Anderson ganhou os holofotes quando os EUA levaram prata por equipes na ginástica artística feminina. Famosa pelos seus atributos físicos no seriado SOS Malibu, a atriz doou US$ 25 mil e financiou treinos de uma das atletas, Mohini Bhardwaj.

Você sabia?
  • Campeã dos Jogos, com 35 ouros, a delegação dos EUA levou 538 atletas à Grécia. O cenário pós-11 de setembro fez George W. Bush destacar ainda mais seguranças ao evento: 600 oficiais.

  • Não só a abertura dos Jogos remeteu ao passado grego. A disputa do arremesso de peso foi em Olímpia, sagrado sítio olímpico de mais de 1500 anos. Em 2004, a cubana Yumileidi Cumba venceu.

  • O treinador sul-coreano Jung-Bok Suh foi expulso das competições de Atenas após esbofetear sua pupila, a atleta Ye Gue-Rin, na derrota dela nas quartas-de-final do judô feminino.

  • Às vésperas do início dos Jogos, a judoca grega Eleni Ioannou, após uma briga com seu namorado, caiu do prédio onde morava. Aos 20 anos, ela foi internada e morreu duas semanas depois.

Compartilhe: