UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 

Medalhas gêmeas

A Alemanha Oriental dominou completamente as provas do remo em Moscou. A delegação abocanhou 11 medalhas de ouro nas 14 provas da modalidade no programa olímpico. A supremacia foi tanta que cada um dos 54 remadores, homens ou mulheres, regressou com uma medalha no peito. Na prova da categoria dois sem, os vencedores foram os gêmeos Joerg e Bernd Landvoigt. Curiosamente, eles travaram uma disputa com outro par de gêmeos, que também subiu ao pódio. Os irmãos Yuri e Nikolai Pimenov, soviéticos, ficaram com a medalha de prata.

Ouro por acidente

Na estréia do hóquei sobre a grama feminino, cinco dos seis países que iriam disputar o torneio aderiram ao boicote. Às pressas, os organizadores convidaram outras seleções, entre elas Zimbábue. Com um time escolhido um dia antes do embarque, surpreendeu a todos e ficou com a medalha de ouro.

Erro de agenda

Em descuido da organização, as finais dos 1.500 m e 5000 m do atletismo foram marcadas para o mesmo dia. Meio-fundistas que esperavam correr as duas distâncias tiveram que optar por uma das provas. A decisão prejudicou os atletas africanos, que priorizaram a disputa dos 5.000 m após muita reclamação.

Hasta la victoria

Um dos maiores boxeadores olímpicos, o cubano Teófilo Stevenson tornou-se o primeiro peso pesado a ganhar seu terceiro ouro consecutivo. Em 1986, aos 34 anos, ganharia o título mundial amador. Apesar das numerosas propostas de empresários, Stevenson nunca aceitou deixar a ilha caribenha.

Você sabia?
  • Os 800 m e 1.500 m do atletismo eram aguardados pelo duelo dos britânicos Sebastian Coe e Stephen Ovett. Em 1979, Coe batera os recordes mundiais nas duas provas. Em 1980, Ovett o igualara nos 1.500 m. Em Moscou, Ovett venceu os 800 m e Coe levou a prata. Nos 1.500 m, Coe levou ouro e Ovett, o bronze.

  • O espanhol Juan Antonio Samaranch iniciou sua gestão na presidência do COI em Moscou, quando o irlandês Lord Killanin deixou o cargo. Ex-embaixador de seu país na URSS, Samaranch deixou a entidade após a Olimpíada de Sydney-2000. O belga Jacques Rogge assumiu, e preside a entidade até hoje.

  • O soviético Aleksandr Dityatin se tornou o recordista de pódios em uma edição dos Jogos ao medalhar oito vezes na ginástica artística. Venceu no individual geral, por equipe e nas argolas; foi vice-campeão na barra fixa, nas paralelas, no salto e no cavalo com alças; no solo, enfim, levou a medalha de bronze.

  • A Alemanha Oriental também dominou a natação feminina em Moscou. Foram 12 medalhas de ouro - a vitória só escapou da delegação nos 800 m livre e 200 m peito. Barbara Krause, Karen Metschuk e Rica Reinisch foram os grandes destaques da equipe: o trio sozinho obteve nove ouros, três cada uma.

Compartilhe: