UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 
Arte UOL

Volta aqui!

Na final dos pesos pesados, enfrentaram-se Ingemar Johansson (SUE) e Edward Sanders (EUA). O norte-americano era o grande favorito, pela facilidade com que tinha vencido as lutas anteriores. Impressionado com a fama do adversário, Johansson evitou o confronto, dando voltas em torno do ringue. Os juizes o desclassificaram, negarando a medalha de prata. Mais tarde, Johansson se tornou campeão mundial de boxe profissional na mesma categoria, ao derrotar Floyd Patterson, em 1959. Sanders, por sua vez, morreu de hemorragia cerebral em 1954, depois de ser nocauteado em sua nona luta como profissional.

Pela Paz

Durante a cerimônia de abertura, uma ativista alemã do movimento feminino desceu da arquibancada e correu ao palco. Bárbara Rotbraut-Pleyer queria ler uma mensagem em favor da paz, mas foi impedida pelo membro finlandês do COI, Eric von Frenckell.

A altura da pira

Hannes Kolehmainen, campeão olímpico dos 5.000m em 1912, acendeu, ao lado de Paavo Nurmi, a pira de 72,71m. A altura inusitada é uma referência à distância do arremesso do dardo conseguida pelo também campeão olímpico finlandês Matti Jarvinen em 1932.

Missão secreta

Horace Ashenfelter, um agente do FBI de 27 anos, treinava à noite utilizando os bancos das praças. Ele ganhou a prova dos 3.000m com obstáculos e ainda quebrou o recorde mundial. Durante a comemoração, subiu 30 lances de arquibancada para beijar sua esposa.

Você sabia?
  • Os preparativos para a Finlândia sediar as Olimpíadas começaram em 1938, depois que Helsinque aceitou substituir Tóquio como sede dos Jogos de 1940. Mas a invasão do país pelas tropas soviéticas forçou o cancelamento do evento.

  • Durante a entrega das medalhas dos 1.500m rasos, uma falha no protocolo decepcionou o vencedor Josy Barthel. Nascido em Luxemburgo, o atleta não escutou o hino de país, que não foi encontrado pelos organizadores do evento.

  • Aos 15 anos e 123 dias, a norte-americana Barbara Jones tornou-se a mais jovem mulher a conquistar um ouro, no revezamento 4 x 100m.

  • Pela primeira vez, uma mulher, a uruguaia Estrella Puentes, foi escolhida como porta-bandeira de uma delegação durante a cerimônia de abertura.

Compartilhe: