UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 

Emil Zatopek (TCH)

O tcheco Emil Zatopek redefiniu os limites de um atleta nas Olimpíadas de Helsinque. Já conhecido como a "Locomotiva Humana" quando chegou à Finlândia, ele deixou os Jogos de 1952 com os títulos olímpicos dos 5.000m, 10.000m e da maratona, algo que nenhum outro atleta fez até hoje. Detalhe: o ouro na maratona veio na primeira vez que correu a distância.

Zatopek chegou a Helsinque já com grande destaque, após o ouro nos 10.000m e a prata nos 5000 m quatro anos antes. Na Finlândia, o tcheco começou ganhando os 10.000 m com facilidade, quebrando o recorde olímpico com o tempo de 29min17s0. Dois dias mais tarde, outro ouro, nos 5.000 m, também com recorde olímpico (14min06s6).

Treino com botas militares

Mais três dias e foi a vez da maratona. Estreante na prova, chegou a perguntar aos mais experientes se o ritmo que imprimiu no começo estava bom para agüentar o restante dos mais de 42 km. Estava: Zatopek chegou ao final com mais de duas voltas de vantagem no circuito sobre o segundo colocado.

A explicação para um atleta vencer duas provas de meio-fundo e ainda a maratona, em um espaço de apenas cinco dias, é vaga. O empenho de Zatopek, porém, ajuda na questão. Segundo os tchecos, o corredor, ex-militar, treinava pelos arredores de Praga com suas botas do exército. Diariamente, ele fazia 100 tiros de 400 metros, para apurar a velocidade.

Zatopek correu no Brasil em 1953, quando venceu a corrida de São Silvestre, em São Paulo, com mais de meio quilômetro de vantagem para os demais corredores. Em Melbourne-56, o tcheco foi sexto na maratona. O resultado foi considerado excelente, já que Zatopek havia descoberto uma hérnia seis semanas antes da Olimpíada.

Aposentado do esporte em 1958, ele se envolveu em algumas polêmicas fora das pistas. No ano de sua aposentadoria, por exemplo, criticou a invasão soviética à Tchecoslováquia e acabou expulso do partido comunista. Casado com Dana Zatopkova, campeã olímpica do lançamento de dardo em 1952, a "Locomotiva" morreu em novembro de 2001, aos 88 anos.

AFP

História na maratona

Outros destaques
Bob Mathias (EUA)
  • O norte-americano foi primeiro atleta a conquistar dois títulos olímpicos seguidos do decatlo. Em 1948, quando tinha apenas 17 anos, se tornou o mais jovem campeão olímpico da modalidade até então. Ao defender o título, em 1952, ele quebrou o recorde mundial da prova.
  • Futebol da Hungria
    • O ouro da Hungria, o primeiro ttítulo internacional do país na modalidade, veio com o mesmo time que foi vice-campeão na Copa do Mundo de 1954. A equipe, liderada por Puskas, perdeu só um jogo entre 1950 e 1956 e goleou a Inglaterra, em Wembley por 6 a 3.

Compartilhe: