UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 
Arte UOL

Dona de casa voadora

A holandesa Fanny Blankers-Koen ganhou o apelido de "dona de casa voadora" ao ganhar quatro ouros (100m, 200 m, 80 m com barreiras e no revezamento 4x100 m). Com 30 anos, calou os críticos que pediram para ela voltar para cuidar seus dois filhos pequenos. Só não subiu mais ao pódio (era recordista mundial do salto em altura e em distância) porque a regra à época limitava as mulheres a apenas três provas individuais. Aos 18 anos, em sua primeira Olimpíada, o rendimento não foi tão brilhante: quinto lugar no 4x100m e sexto no salto em altura.

Exibicionista

Pouco antes da largada de uma das séries dos 100 m livre, um nadador paquistanês tirou seu roupão e percebeu que tinha esquecido de vestir o maiô. Na tentativa de esconder sua nudez, ele se atirou na piscina. Porém os juizes da competição decidiram desclassificá-lo.

Quebrando barreiras

Alice Coachman (EUA) venceu a prova de salto em altura, tornando-se a primeira mulher negra a ganhar uma medalha de ouro. Anos mais tarde, ela foi a primeira negra a representar a marca de um produto de consumo - foi escolhida garota-propaganda da Coca-Cola.

Mão boba

O ouro de Karoly Takacs na pistola rápida não seria anormal se não tivesse sido conquistado com a mão esquerda. Ele perdeu a direita em 1938, ao manusear uma granada com defeito que explodiu. Após um mês no hospital, passou a treinar a mão esquerda.

Você sabia?
  • A ginasta Marie Provaznikova foi a 1ª atleta olímpica a desertar para o Ocidente. Ela explicou sua atitude pela "falta de liberdade de expressão, censura à imprensa e proibição de se reunir" depois da intervenção soviética no país, em fevereiro de 1948.

  • Com a divisão da Índia em dois países (Índia e Paquistão), os indianos sofreram um importante êxodo de seus jogadores de hóquei na grama. Apenas um atleta da equipe campeã dos Jogos de Londres tinha participado da Olimpíada de 1936.

  • As provas da natação foram disputadas no Empire Pool, uma piscina alugada para os Jogos, de 50 m e construída em uma antiga pista de patinação. Londres ainda estava em reconstrução após a Guerra.

  • Nos 100 m, Barney Ewell cruzou a linha e olhou para o lado. Seu adversário mais próximo estava um metro atrás. Ele comemorou. Não contava, porém, com Harrison Dillard, que, na raia externa, foi o vencedor.

Compartilhe: