Meninas de ouro do judô devem ampliar conquistas femininas

Wiliam Freitas - Gulô

Wiliam Freitas - Gulô

  • Daniel Zappe/Fotocom

O judô feminino conseguiu, pela primeira vez, levar as sete categorias de peso para os Jogos Olímpicos. Para isso, as atletas classificaram-se entre as 14 melhores do ranking mundial. O bronze conquistado pela Ketleyn Quadros, em Pequim-2008, foi a primeira medalha individual na classe feminina entre todas as modalidades esportivas em Olimpíadas. E esse quadro deve ser ampliado em Londres-2012.

Os resultados obtidos nas categorias de base são motivadores, assim como as posições no ranking mundial. Além disso, a seleção, apesar da média de idade de 22 anos, possui grande experiência internacional. Vejamos:

Mayra Aguiar (21 anos que serão completos durante as Olimpíadas, no dia 3/8, categoria 78kg) chega à sua segunda Olimpíada como a líder do ranking mundial, além de somar os títulos de campeã mundial sub-20 (2010), vice-campeã (2010) e terceira colocada (2011) nas últimas duas edições do mundial sênior. Se repetir as ultimas atuações, chegará ao pódio.

Outra que chega a sua segunda Olimpíada é Sarah Menezes (22 anos, categoria 48kg), com bons resultados nas categorias de base e sênior. Ela tem dois títulos mundiais sub-20 (2008 e 2009) e duas medalhas de bronze em mundiais sênior (2010 e 2011), além de ser a segunda colocada do ranking mundial. Se não houver “zebra”, classifica-se.

Rafaela Silva (20 anos, categoria 57kg) é a atleta mais jovem de toda a equipe brasileira, no masculino e no feminino. Mesmo assim, mostra bons resultados que a credenciam ao pódio. Ela é campeã mundial sub-20 (2008) e vice-campeã mundial sênior (2011). Oriunda de um projeto social, não vão faltar disposição para buscar uma boa classificação.

Já Erika Miranda (25 anos, categoria 52kg) é a atleta mais “velha” da seleção feminina, apesar da pouca idade. Classificou-se para Pequim-2008, mas uma contusão fez com que não participasse. Ela chega a Londres como terceira colocada do ranking mundial e com a medalha de prata dos Jogos Pan-Americanos de Guadalaraja-2011, além de toda a sua disposição para trazer uma medalha.

Maria Suellen Altheman (23 anos, categoria + 78kg) e Maria Portela (24 anos, categoria 70kg) chegam em situações semelhantes: são debutantes em Olimpíadas, estão entre as melhores do ranking mundial (sétima e oitava colocadas, respectivamente) e ganharam a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalaraja-2011. As duas fizeram boas atuações nas últimas etapas de Grand Prix e Grand Slam, encarando adversárias consideradas favoritas. Com isso, nos deixam com a expectativa de pódio – e, se depender de vontade de vencer, podemos garantir a festa.

Mariana Silva (22 anos, categoria 63kg) tem grande experiência internacional e estagiou durante cinco anos no Japão. Além disso, foi medalhista de bronze no Campeonato Mundial Sub-20 de 2009. Ela chega motivada para sua primeira Olimpíada.

Para o judô, a Olimpíada dura só um dia para os atletas (eliminatória, semifinais e finais são disputadas no mesmo dia em cada categoria) e causa as mesmas consequências citada na matéria anterior (leia aqui). Porém, estamos levando a equipe feminina que obteve os melhores resultados internacionais em todos os tempos e teve uma preparação adequada, diferenciada e estruturada.

Se as atletas controlarem a ansiedade e o nervosismo e colocarem nos tatames o que vem sendo desenvolvido durante esse ciclo olímpico, com a ideia que brasileiro não desiste nunca, vamos chegar lá!

Wiliam Freitas - Gulô

É professor universitário da Fefisa/Uninove/Gama Filho e diretor técnico Associação de Judô Gulô e WDV Sports Ltda. Faixa preta de judô 5º Dan pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô), Gulô é também comentarista do canal Bandsports, do Placar UOL de judô nas Olimpíadas 2012 e correspondente do site JudoPaulista, parceiro do UOL.

UOL Cursos Online

Todos os cursos