Judô brasileiro começa semana em busca de medalhas

Wiliam Freitas - Gulô

Wiliam Freitas - Gulô

  • Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET

Nesta segunda-feira, dia 30/07, entraremos no tatame com Bruno Mendonça, categoria 73 kg, e mais 34 judocas. Enfrenta na sua primeira luta Fred Y. Uwase e nunca lutaram. Em sua trajetória para o ouro precisa vencer cinco lutas e pode ter em sua segunda luta o holandês Elmont, 3° do ranking mundial. Seguindo, poderá encontrar o francês Lebrand, 7° ranking. São dificuldades normais de uma olimpíada, na busca de uma medalha. Na categoria feminina Rafaela Silva, categoria 57 kg, e mais 25 atletas. Estreará com uma atleta conhecida, a alemã Miryam Roper. Lutaram quatro vezes: Copa do Mundo Birmingham 2009, GP Dussedorf 2011, Mundial Paris 2011 e Grand Slam Tóquio 2011 e a brasileira venceu todas. Em sua trajetória rumo ao lugar mais alto do pódio terá que vencer cinco confrontos e poderá encontrar na semifinal a portuguesa Telma Monteiro, 3° ranking mundial, se manter a concentração poderá repetir seus bons resultados e chegar ao seu objetivo.

Terça-feira, dia 31/07, vamos de Mariana Silva, categoria 63 kg, com 24 judocas na disputa. Enfrenta na sua primeira a chinesa Lili Xu, 6° ranking mundial, sendo esse seu terceiro confronto com essa atleta, no primeiro a chinesa venceu Copa do Mundo, em São Paulo 2010 e no segundo GP Dusseldorf 2012 venceu a brasileira. Em sua trajetória rumo à medalha poderá enfrentar a japonesa Ueno, 1° ranking mundial na semifinal. Além do titulo de “musa” do judô, para conquistar a medalha, a palavra chave é superação. No masculino, Leandro Guilheiro, categoria 81 kg tem 34 judocas, chega como um dos favoritos e enfrentará no seu primeiro combate Konstantins Ovchinnikovs atleta que venceu no Mundial de Tóquio 2010, na sua campanha rumo à terceira medalha olímpica poderá encontrar na semifinal o alemão Bioshof, campeão olímpico em Pequim 08. Guilheiro chega sem lesão, confiante e experiente, tendo que dominar apenas a pressão de ser 1° ranking mundial, mas a vontade em entrar para historia com outra medalha é maior.

Já na quarta-feira, 01/08, temos outro atleta que vem com vontade de buscar sua terceira medalha olímpica, Tiago Camilo, na categoria 90 kg com mais 29 judocas, enfrentará também um adversário conhecido em sua primeira luta, Roman Gontiuk, ucraniano que venceu o brasileiro no Mundial do Cairo em 2008. Vencendo Camilo poderá encontrar o japonês Nishiyama, 2° ranking na semifinal, mas, já demonstrou em outras oportunidades que consegue seus melhores resultados na adversidade. Com isso podemos confiar em outra medalha. No feminino, temos Maria Portela, categoria 70 kg tem 22 judocas e para buscar o ouro terá que vencer quatro lutas, mas, sua trajetória será dura. Em seu primeiro confronto lutará contra Yuri Alvear, colombiana. Enfrentaram-se quatro vezes, duas vitorias da brasileira (Copa do Mundo Oberwart 2011 e Pan-americano Montreal 2012) e duas vitorias colombiana (Grand Slam Rio de Janeiro 2011 e Pan-americano Guadalajara 2011). Avançando poderá encontrar na sua terceira luta a francesa Decosse, atual campeã Mundial e 1° ranking mundial. Seus últimos resultados vêm demonstrando uma evolução técnica, além de ser uma atleta que luta com muita raça e determinação, aspectos imprescindíveis para chegar ao pódio.

No próximo texto vamos apresentar os outros atletas, seus adversários e retrospectos, mas continue com nosso Placar UOL que estaremos sempre atualizando.

Wiliam Freitas - Gulô

É professor universitário da Fefisa/Uninove/Gama Filho e diretor técnico Associação de Judô Gulô e WDV Sports Ltda. Faixa preta de judô 5º Dan pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô), Gulô é também comentarista do canal Bandsports, do Placar UOL de judô nas Olimpíadas 2012 e correspondente do site JudoPaulista, parceiro do UOL.

UOL Cursos Online

Todos os cursos