Números "conspiram" a favor do judô brasileiro em Londres

Wiliam Freitas - Gulô

Wiliam Freitas - Gulô

  • Issei Kato/Reuters

    Com dois bronzes olímpicos no currículo, Leandro Guilheiro é esperança de medalha para o Brasil

    Com dois bronzes olímpicos no currículo, Leandro Guilheiro é esperança de medalha para o Brasil

O judô utilizou um ranking mundial para a classificação dos atletas para Londres pela primeira vez nos Jogos Olímpicos. E podemos ficar otimistas. No fechamento do ranking, em abril, ficamos com sete atletas no top 5. São eles:

Feminino:
Mayra Aguiar - 1° (78 kg)
Sarah Menezes -  2° (48 kg)
Erika Miranda - 3° (52 kg)
Rafaela Silva - 3°  (57 kg)

Masculino:
Leandro Guilheiro - 1° (81 kg)
Leandro Cunha  - 4° (66 kg)
Rafael Silva - 3° (+ 100 kg)

Se considerarmos o top 10, temos mais quatro atletas:
Tiago Camilo - 6° (90 kg)
Maria Altheman - 7° (+ 78 kg)
Maria Portela - 8° (70 kg)
Bruno Mendonça - 10° (73 kg)

A pontuação foi obtida em competições internacionais durante os três últimos anos e vai definir o chaveamento dos judocas durante a competição em Londres.

A delegação brasileira contará com a experiência de medalhistas em Olimpíadas anteriores, com Tiago Camilo (prata em 2000 e bronze em 2008) e Leandro Guilheiro (bronze em 2004 e em 2008), e também terá atletas que conquistaram medalhas nos últimos Mundiais na categoria  sênior: Mayra Aguiar, Sarah Menezes, Rafaela Silva, Leandro Cunha e Leandro Guilheiro.

Analisando a possibilidade de medalhas, há atletas que não ficaram entre os 10 primeiros do ranking, mas possuem resultados expressivos. É o caso de Luciano Corrêa (16° - 100 kg), campeão Mundial de 2007 e que participou das Olimpíadas de Pequim, em 2008, além de Felipe Kitadai (11°- 60 kg) e Mariana Silva (16° - 63 kg). Consideramos também as campanhas de Rogério Sampaio, em Barcelona-92, e Ketleyn Quadros, em Pequim-08. Eles não estavam cotados entre os favoritos, mas voltaram com ouro e bronze, respectivamente.

Os 22 melhores na categoria masculina e as 14 melhores na feminina se classificaram, sendo um atleta por país. E o Brasil chega com excelente retrospecto: em Londres, será a primeira vez que o país disputará todas as categorias, sete no masculino e sete no feminino.

O judô brasileiro apresenta números consideráveis de medalhas olímpicas. São 15 no total, com dois ouros, três pratas e 10 bronzes desde 1972, com o bronze de Chiaki Ishi. A partir de 1984, em Los Angeles, trouxemos medalhas em todas as edições dos Jogos Olímpicos até Pequim, em 2008.

Temos grande chance de fazer a melhor campanha da história do judô brasileiro. Vamos, Brasil.

Wiliam Freitas - Gulô

É professor universitário da Fefisa/Uninove/Gama Filho e diretor técnico Associação de Judô Gulô e WDV Sports Ltda. Faixa preta de judô 5º Dan pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô), Gulô é também comentarista do canal Bandsports, do Placar UOL de judô nas Olimpíadas 2012 e correspondente do site JudoPaulista, parceiro do UOL.

UOL Cursos Online

Todos os cursos