UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 
Arte UOL

Regatas reais

Na vela, nas regatas da classe Dragão, a Grécia velejou melhor do que Argentina, prata, e Itália, bronze, e levou a medalha de ouro. Fazia parte da tripulação grega o príncipe herdeiro Constantino, também era membro do COI. Após a vitória, os gregos lançaram um selo em homenagem ao príncipe. Na mesma classe, no barco filipino, estava Francisco González, que ganharia triste fama quatro anos mais tarde. Ameaçando suicídio, atirou no piloto e no co-piloto em um vôo comercial, na Califórnia, causando a morte de 44 passageiros.

Surpresas da velocidade

Um ladrão e um doente foram as grandes surpresas das pistas italianas. Armin Hary, alemão, foi o primeiro ouro dos 100m rasos que não falava inglês. Em 81, foi condenado por desviar dinheiro da Igreja. O italiano Livio Berrutti, ouro dos 200m, era míope e doente do fígado.

Irmãs ou irmãos?

A soviética Irina Press venceu os 110m com barreiras. Sua irmã mais velha, Tamara, foi ouro nos arremessos de peso e disco. Juntas, bateram 26 recordes mundiais. Com o início dos testes de determinação do sexo, as duas desapareceram do cenário atlético.

Dois países, um povo

Como em 1956, as Alemanhas foram às Olimpíadas com uma só delegação. Com bandeiras diferentes, usaram as três cores nacionais (amarelo, vermelho e preto) e o símbolo olímpico para evitar brigas. Os hinos foram trocados pela Ode à Alegria, da Nona Sinfônia de Beethoven.

Você sabia?
  • Dos 12 campeões de basquete dos Estados Unidos, dez tornaram profissionais da NBA. Os maiores nomes foram Jerry Lucas e Oscar Robertson.

  • Tommy Kono (EUA), prata em Roma, é o único levantador de peso com três medalhas em pesos diferentes. Ele foi Mister Universo duas vezes.

  • Knut Jensen (DIN) foi o 2º atleta a morrer em uma Olimpíada, por insolação, nos 100 km contra-relógio do ciclismo - havia suspeita de doping. O 1º foi o maratonista Francisco Lázaro (POR), em 1912.

  • Os 400m com barreiras estavam amaldiçoados. Prata, Clifton Cushman (EUA) desapareceu em 66, na Guerra do Vietnã. Bronze, Richard Howard morreu em 1967, de overdose de heroína.

Compartilhe: