UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 
Arte UOL

Incidente diplomático amoroso

Vencedores no arremesso de martelo masculino e no disco feminino, o norte-americano Harold Conolly e a tcheco-eslovaca Olga Fikotova se conheceram na Vila Olímpica e se apaixonaram, criando um incidente internacional. No mesmo ano, apesar das pressões, a cortina de ferro se abriu para que os dois se casassem em Praga. Harold participou de quatro Olimpíadas e Olga, de cinco. Em 1972, Olga Connoly foi escolhida para levar a bandeira norte-americana nos Jogos de Munique. Em 1973, o casal se divorciou e Harold casou-se com outra atleta olímpica, Pat Daniels.

Super-mãe

Uma mãe australiana, Shirley Strickland, foi ouro nos 80m com barreiras e no 4x100m. No total, ganhou sete medalhas olímpicas: três de ouro (duas em Melbourne e uma em Helsinque-52), uma de prata (em Londres-48) e três de bronze (duas em 48 e uma em 52).

Medalhas da guerra

A ginasta húngara Agnes Keleti, aos 35 anos, chegou a dez medalhas em Olimpíadas na Austrália. O feito foi conquistado poucos dias depois de uma tragédia pessoal: seu pai foi assassinado por soldados soviéticos, na invasão à Budapeste.

União dos povos

A cerimônia de encerramento dos Jogos foi marcada por uma inovação. Por sugestão do imigrante chinês John Ian Wing, um aprendiz de carpinteiro que morava na Austrália, os atletas desfilaram juntos, sem separação por país, para marcar a união dos povos.

Você sabia?
  • A australiana Beth Cuthbert venceu os 100m e 200m rasos e ainda ajudou o time do 4x100m a conquistar o bronze. Aos 18 anos, virou heroína australiana e recebeu o apelido de "menina de ouro".

  • Na Maratona, Alain Mimoun (FRA) venceu Emil Zatopek, a "Locomotiva Humana", seu carrasco em Olimpíadas passadas. Após cruzar a linha, o francês esperou pelo amigo, que terminou em sexto.

  • O domínio americano foi quase total no atletismo. No arremesso de disco, Al Oerter iniciou sua série vencedora de quatro ouros.

  • Na natação, a Austrália dominou graças a Forbes Carlile, que criou o "interval training", método revolucionário de preparação.

Compartilhe: