UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 
Arte UOL

Primeiro superatleta

A primeira Paraolimpíada oficialmente reconhecida aconteceu em 1960, mas o ginasta norte-americano George Eyser ganhou seis medalhas (sendo três delas de ouro, duas de prata e uma de bronze) competindo com uma prótese de madeira no lugar da perna direita. E isso contra rivais com os dois membros, como um dos grandes nomes dos Jogos, o também norte-americano Anton Heida. Eyser e Heida chegaram até a empatar em primeiro lugar na prova do salto sobre o cavalo. O ouro isolado só não veio para o ginasta com a perna de madeira, porque, segundo relatos, ele teve dificuldades na corrida antes do salto.

Conturbada maratona

Vencedor da maratona, Thomas Hicks, era reanimado, durante a prova, com injeções de uma mistura de estricnina e brandy. Seu compatriota, Fred Lorz, foi desmascarado após chegar em 1º. Lorz subiu, no km 10, em um carro que o transportou até perto da linha de chegada no estádio.

Caldo

Os saltos ornamentais tiveram provas inusitadas. Em uma delas, os atletas deveriam passar por obstáculos submersos. Em outra, o competidor que pulasse mais longe ganhava a prova. Foi a única vez que as provas estiveram nos Jogos Olímpicos.

Improviso na piscina

Pela primeira vez as provas de natação não foram realizadas em águas abertas. Para 1904, foi construído um lago artificial. As largadas eram feitas em uma balsa e, muitas vezes, dentro da água, já que a presença de mais de oito atletas afundaria a embarcação improvisada.

Você sabia?
  • Contrariando o Barão de Coubertin e o sem o aval do COI, o boxe fez sua estréia nas Olimpíadas em Saint Louis. O esporte, bastante popular nos Estados Unidos, acabou sendo uma imposição dos organizadores da Feira Mundial de Louisiana. Ainda sem um regulamento rigoroso, permitia que os pugilistas competissem em mais de uma categoria.

  • A França não participou dos Jogos, mas foi representada por um francês, Albert Coray, residente de Chicago. Sob as cores da Chicago Athletic Association, Coray se inscreveu na maratona e acabou com a prata. Segundo historiadores, Coray era um fura-greves profissional e tinha chegado aos EUA em 1903, durante uma greve de açougueiros.

  • O basquete apareceu pela primeira vez em Olimpíadas, ainda como esporte de exibição. O jogo havia sido criado só 12 anos antes por um professor da YMCA, a Associação Cristã de Moços.

  • Ganhar medalha no futebol não foi difícil. O Canadá foi o 1º, e os EUA foram prata. Um time local foi o terceiro com um pífio desempenho: tomou 6 gols e teve um de saldo positivo. Na verdade, um gol contra.

  • Os zulus Lentauw e Yamasani, que estavam nos EUA para a Exposição Mundial da Lousiania, foram - praticamente sem querer - os primeiros africanos negros na história a disputarem os Jogos Olímpicos.

  • A maioria dos lutadores de boxe, modalidade que estreava no programa olímpico, disputou mais de uma categoria. Por isso, Oliver Louis Kirk é o único pugilista com dois ouros na história (galo e pena).

Compartilhe: