UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 
Arte UOL

O garanhão

Apesar de levantar o mesmo peso do rival, o escocês Launceston Elliot ficou sem a medalha de ouro na disputa de arranque na primeira das Olimpíadas da história. Por decisão do juri (presidido, inclusive, pelo rei grego, George 1º, um dos idealizadores da competição), o dinamarquês Viggo Jensen ganhou o primeiro lugar no pódio porque tinha um estilo mais bonito que Elliot durante o levantamento dos halteres. Porém, para o público feminino que estava na torcida em Atenas, o escocês levava vantagem, ainda mais na beleza. Ele chegou até a receber um pedido de casamento de uma aristocrata local.

Natação de risco

A natação foi um dos principais esportes dos Jogos. Como não havia piscinas, as provas eram disputadas em mar aberto. Entre as provas, aconteceu uma pitoresca prova de 100 m somente para marinheiros gregos. Os nadadores sofreram com uma temperatura de 13º C.

Eu jogo, vai

Em férias na Grécia, o irlandês John Plus Boland disputou torneio de tênis por acaso após um convite de um amigo que trabalhava na organização dos Jogos. O estudante de Direito de Oxford foi campeão na chave de simples e na chave de duplas, ao lado do alemão Fritz Traun.

No improviso

O norte-americano Robert Garret ficou a medalha de ouro nos lançamentos do disco (29,15 metros) e de peso (11,22 metros). A história conta que Garret nunca tinha visto um disco com o peso e o diâmetro oficiais antes de chegar a Atenas para as Olimpíadas.

Você sabia?
  • Em Atenas-1896, não foram distribuídas medalhas de ouro. O primeiro colocado de cada evento ganhava uma medalha de prata, uma coroa de louros e um diploma. O segundo colocado, uma de bronze.

  • Para os Jogos Olímpicos de Atenas, estavam programadas provas de remo e vela, mas as más condições meteorológicas obrigaram a anulação destas modalidades no evento.

  • Para os primeiros Jogos, foi programada a disputa de apenas um esporte coletivo, o críquete. Como poucas seleções nacionais se inscreveram, a competição acabou sendo cancelada.

  • A premiação de todas as provas aconteceu de uma só vez, no dia do encerramento da competição. Uma forte chuva, no entanto, acabou tirando o brilho da cerimônia programada pela organização.

  • O primeiro hino olímpico foi composto por Spyros Samaras (música) e Kostis Palamas (letra). Depois disso, cada edição passou a ter a sua música oficial até 1960, quando a composição de Samaras e Palamas se transformou no hino oficial dos Jogos.

  • Dionysios Kasdaglis, um grego da comunidade de Alexandria, no Egito, ganhou a medalha de prata nas competições de simples e de duplas no tênis. Oficialmente é considerado grego, apesar de ter nascido e vivido no Egito.

Compartilhe: