UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 

Aleksandr Dityatin (URSS)

Aproveitando a ausência do Japão, que acompanhou os Estados Unidos e boicotou os Jogos de Moscou-1980, a União Soviética dominou as provas masculinas da ginástica, ficando com 14 das 24 medalhas, sendo cinco de ouro.

Entre os vencedores, o herói da delegação caseira foi Aleksandr Dityatin, que obteve um feito inédito entre os ginastas. No individual geral (que combina os exercícios barra, paralelas, salto sobre o cavalo, cavalo com alças, argolas e solo), ele foi o primeiro ginasta a receber uma nota 10, com um salto irrepreensível.

No total, Dityatin abocanhou oito medalhas: três ouros, nas argolas e nos exercícios combinados por equipes e individuais; quatro pratas, nas barras horizontal e paralelas, salto sobre o cavalo e cavalo com alça; e um bronze, no exercício de solo.

O maior vencedor dos Jogos

Sob aplausos de sua torcida em Moscou, Dityatin subiu oito vezes ao pódio. Em um único dia de apresentações, 25 de julho, foram seis medalhas conquistadas pelo soviético. Com isso, Dityatin marcou seu nome na história das Olimpíadas como o maior vencedor em uma edição dos Jogos. Atualmente, Dityatin divide esse feito com o nadador norte-americano Michael Phelps, que em Atenas-2004 ganhou oito medalhas olímpicas (seis de ouro e duas de bronze).

Em Montréal-1976, Aleksandr já tinha sido ovacionado ao conquistar o bronze com a equipe da União Soviética e a prata nas argolas. Nascido em Leningrado, na Rússia, em 7 de agosto de 1957, Em 1976, Aleksandr conquistou onze medalhas ao longo da carreira em Campeonatos Mundiais, das quais seis de ouro, três pratas e dois bronzes. No Mundial de 1979, nos EUA, Dityatin levou quatro ouros, na disputa por equipes, individual geral, argolas, salto. No ano seguinte à sua consagração, no Mundial de 1981, novamente em Moscou, Dityatin conquistou outros três ouros, novamente com a equipe, argolas e barras paralelas.

Quando deixou as competições, Dityatin continuou envolvido com a ginástica artística, e só se afastou do esporte em 1995, quando deixou o cargo de treinador da equipe russa.

AFP
AFP

Dityatin leva oito medalhas

Outros destaques
  • Vladimir Salnikov (URSS)
    O nadador soviético foi o grande nome das provas de fundo. Ouro nos 400 m e 4x200 m livres, Salnikov brilhou em Moscou-1980 ao tornar-se o primeiro nadador a completar os 1.500 m em menos de 15 minutos. O russo finalizou a prova em 14min58s27.
  • Tatyana Kazankina (URSS)
    No atletismo, a soviética quebrou seu próprio recorde olímpico de Montreal-1976 e, além do segundo ouro, tornou-se a primeira mulher a correr os 1.500 m em tempo menor do que Paavo Nurmi, 3min52s47, lendário finlandês dos anos 30. Em 1984, Kazankina foi suspensa por 18 meses por faltar em exame antidoping.

Compartilhe: