UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Vôlei

Walewska

"Claro que não era o nosso objetivo final, a gente queria conquistar o ouro", após a derrota para Cuba, na final do Pan do Rio de Janeiro

Data de nascimento
01/10/1979
Local de nascimento
Belo Horizonte (MG)
Residência
Moscou (RUS)
Peso e altura
81 kg / 1,90 m
Posição
Meio-de-rede
Participação em Pequim
Campeã

Dona do uniforme número um do Brasil, Walewska também é uma das líderes da seleção. Junto com as companheiras, ela deu ao Brasil a sua primeira medalha de ouro no vôlei feminino. Na final, as brasileiras derrotaram as norte-americanas por 3 sets a 1.

Titular da equipe, a meio-de-rede foi convocada pela primeira vez em 1998 pelo então técnico Bernardinho. No ano seguinte, ganhou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg. Em 2000, foi bronze na Olimpíada de Sydney.

Em 2002, a mineira de Belo Horizonte abandonou a seleção por não concordar com os métodos de trabalho do técnico Marco Aurélio Motta, na época em que uma série de jogadoras também decidiu deixar a equipe. Só ganhou nova chance quando José Roberto Guimarães assumiu, já em 2003. Com o novo treinador, esteve na campanha que deu ao Brasil o segundo lugar na Copa do Mundo e a vaga na Olimpíada de Atenas.

Antes dos Jogos na Grécia, a meio-de-rede sofreu uma tendinite e foi poupada em grande parte da campanha do Grand Prix daquela temporada. Na Olimpíada, não conseguiu repetir o pódio de Sydney-2000. Amargou com a equipe a eliminação pela Rússia, nas semifinais, e a derrota para Cuba, na disputa do bronze.

Após o fracasso em Atenas, Walewska foi uma das que sobreviveu à reformulação implementada pelo técnico José Roberto Guimarães. Como titular, foi campeã do Grand Prix e vice do Mundial, ambos em 2006.

Em um grupo repleto de jogadoras mais novas, Wal, como é chamada, assume a liderança também fora das quadras. Ela é considerada a atleta mais vaidosa da equipe, junto a Paula Pequeno, e ajuda as outras meninas a se manterem bonitas.

Walewska começou a carreira nas categorias de base do Minas, mas começou a brilhar de fato quando passou a defender as cores do Rexona, trabalhando com o técnico Bernardinho. Em 2004, após a Olimpíada de Atenas, se transferiu para o Perugia, depois passou pelo Murcia, da Espanha, e recentemente acertou sua transferência para o vôlei russo.