UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/08/2008 - 10h44

Brasil vence os EUA na final e conquista glória máxima no vôlei feminino

Lello Lopes
Em Pequim (China)
O vôlei feminino do Brasil conquistou neste sábado a sua maior glória. Mais uma vez com uma grande exibição, a equipe derrotou os Estados Unidos por 3 sets a 1, com parciais de 25-15, 18-25, 25-13 e 25-21, e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim.

AFP/Mark Ralston
Bloqueio brasileiro mostrou eficiência mais uma vez, e o time venceu o set inicial
Flávio Florido/UOL
Desconcentradas na recepção e defesa, brasileiras perderam o segundo set
Flávio Florido/UOL
Após a pane, brasileiras se recuperaram, fecharam 3º e 4º sets e garantiram o ouro
VEJA IMAGENS DA DECISÃO
TODA A TRAJETÓRIA EM PEQUIM
CHINA BATE CUBA E LEVA O BRONZE
MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI
VOCÊ ACREDITAVA NO OURO?
BRASIL SE LIVRA DE RÓTULO
Esta é a 14ª medalha brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim, sendo a terceira de ouro. O país ainda conta com três pratas e oito bronzes. E tem mais uma medalha garantida neste domingo, já que a seleção masculina de vôlei vai enfrentar os Estados Unidos na final.

A medalha de ouro conquistada no Ginásio Capital de Pequim é a segunda de um esporte coletivo feminino do Brasil em Olimpíadas (as mulheres só no vôlei de praia com Jackie Silva/Sandra Pires em Atlanta-1996 e no atletismo com Maurren Maggi na sexta-feira em Pequim).

Além disso, o técnico José Roberto Guimarães se tornou o primeiro a ganhar o ouro com times masculinos e femininos. Ele foi o comandante da seleção masculina de vôlei que ganhou os Jogos de Barcelona-1992.

O vôlei feminino do Brasil buscava um título de expressão há muito tempo. E já havia chegado perto em algumas oportunidades, como nos bronzes dos Jogos de Atlanta-1996 e Sydney-2000 e nos vice-campeonatos mundiais de 1994 e 2006.

Em Pequim, o time chegou embalado graças ao título do Grand Prix. E deu um baile nos adversários até chegar à final, ganhando todas as partidas por 3 sets a 0. Já os Estados Unidos sofreram na caminhada até a decisão. Apenas na semifinal a equipe teve tranqüilidade, batendo Cuba por 3 a 0.

A equipe brasileira começou a partida de maneira tensa. A ponteira Mari, por duas vezes, calculou mal a trajetória da bola e deu pontos de graça para as norte-americanas.

O equilíbrio, entretanto, durou até a metade da parcial. Com o bloqueio funcionando muito bem, o Brasil fez uma seqüência de 10 a 1, abrindo 20-11 no marcador. Assim, ficou fácil administrar o placar para ganhar a parcial por 25 a 15, com um ace de Paula, em 22 minutos.

O bom momento do Brasil na partida simplesmente sumiu no segundo set. A seleção errou muito o passe, permitindo que os Estados Unidos marcassem pontos sem ter trabalho.

Um ataque de Haneef deixou os Estados Unidos com 5-1 no placar. Em nenhum momento o Brasil conseguiu se encontrar. O técnico Zé Roberto ainda mexeu na formação do time, colocando Jaqueline no lugar de Mari, mas não obteve sucesso. Um ataque de Logan Tom fechou o set em 25 a 18, também em 22 minutos.

O fato de ter perdido o primeiro set em todo o campeonato não abalou o Brasil. A seleção voltou mais ligada, conseguindo uma pequena vantagem de três pontos (6-3) no início da parcial.

Com Mari explorando o bloqueio, o Brasil aumentou a diferença para seis pontos (12-6). A técnica dos Estados Unidos, a chinesa Ping Lang, tentou de todas as formas reverter o placar. Ela pediu tempo e mudou de levantadora, colocando Santos no lugar de Berg. De nada adiantou. Um ataque em diagonal de Mari fez 25 a 13, em 21 minutos.

O quarto set foi o mais equilibrado de todos. Os times ficaram se alternando na liderança do placar, brigando muito por cada ponto. A definição aconteceu apenas no final da parcial. O Brasil errou menos e venceu por 25 a 21, fazendo a festa em Pequim.

Compartilhe: