UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Vôlei

Silvio Ávila/Divulgação CBV
Samuel entrou em momentos decisivos no time

Samuel

“É sempre um prazer atuar com a camisa da seleção brasileira. Não importa se jogo como ponta ou como oposto”.

Data de nascimento
04/03/1984
Local de nascimento
Curitiba (PR)
Residência
Porto Alegre (RS)
Peso e altura
89 kg/2,00 m
Posição
Oposto
Participação em Pequim
Prata

Apesar de ser o menos conhecido de todos os jogadores que integraram a seleção brasileira em Pequim, Samuel entrou no time em momentos decisivos e contribuiu no caminho até a final. Diante dos Estados Unidos na decisão, ele até terminou como titular, mas não conseguiu evitar ao lado da equipe a derrota e a medalha de prata.

Entre os 12 atletas selecionados por Bernardinho para a disputa dos Jogos Olímpicos de Pequim, Samuel só não era mais novo que Bruninho. O jogador, 24, tem seu nome presente na seleção desde 2005. Na época, defendia o Minas como oposto, mas Bernardinho o convocou como ponteiro.

O bom desempenho e a versatilidade em jogar nas duas posições fizeram com que ele recebesse novas chances do técnico, disputando até o Campeonato Mundial de 2006, no Japão.

Quando Nalbert voltou à seleção, Samuel passou a jogar de oposto na equipe na Liga Mundial de 2007. Bernardinho, entretanto, colocou o atleta como ponta em alguns jogos. E após a contusão do ex-capitão da seleção, foi nesta posição que o atleta conseguiu vaga para disputar o primeiro Pan-Americano da carreira.

Apesar dos títulos da Liga Mundial e do Pan do Rio-2007, a temporada daquele ano marcou de forma trágica a vida de Samuel. Dois dias antes da partida decisiva da Superliga, o irmão mais novo do jogador, Andreas Fuchs, morreu em um acidente de moto. Mesmo de luto, Samuel fez questão de jogar contra a Cimed, e acabou sendo um dos principais nomes da conquista do título da competição pelo Minas.

Samuel deixou de ser promessa para ser considerado o melhor jogador da nova geração do vôlei brasileiro. Natural de Curitiba (PR), começou sua carreira no clube Santa Mônica, da capital paranaense. Depois se transferiu para o Minas, sagrando-se campeão da Superliga na temporada 2001/2002. Samuel chegou a atuar no voleibol de Porto Rico em 2004, antes de voltar ao Minas e vencer novamente a Superliga, em 2007. Em 2008, acertou sua transferência ao Suzano.