UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Vôlei

AFP
Experiente, Heller participou de sua 3ª Olimpíada

André Heller

"É claro que estou muito triste pela derrota, ainda mais por ser em uma oportunidade única como essa, uma final olímpica"

Data de nascimento
17/12/1975
Local de nascimento
Novo Hamburgo (RS)
Residência
Belo Horizonte (MG)
Peso e altura
93 kg /1,99 m
Posição
Meio-de-rede
Participação Pequim
Prata

André Heller sempre alternou jogos como titular e reserva. Apesar disso, o meio-de-rede gaúcho esteve na equipe principal durante as Olimpíadas de Pequim devido à cirurgia de Rodrigão em março deste ano, que o deixou no banco. E mesmo com a derrota para os Estados Unidos na final, Heller teve uma atuação de destaque ao longo do torneio.

Na própria decisão, ele foi o melhor jogador do país no primeiro set e mostrou muita empolgação. Mas depois caiu de rendimento ao lado de todos os seus companheiros e não impediu que a medalha de prata viesse no lugar do tão esperado bicampeonato olímpico.

Se a cara feia em quadra assusta os adversários, em casa André Heller é bem tranqüilo. Tirando a paixão pelo vôlei, o livro é algo que o jogador sempre tem ao seu lado. Já declarou em muitas entrevistas que o seu hobby é a leitura.

Assim como Giba, Heller está com a seleção desde o final da década de 90. O início no vôlei foi inspirado no pai, que era jogador e técnico em Novo Hamburgo, sua cidade-natal. Aos 20 anos, em 1995, mudou-se para Canoas (RS) para atuar pela Ulbra. Na terceira temporada pelo time, conquistou a Superliga. Após o título transferiu-se para o Minas, onde conquistou seu bicampeonato do nacional.

Desde sua estréia pelo Brasil, foram poucos os campeonatos em que o gaúcho não esteve presente. O Mundial de 2002, na Argentina, foi um deles. Porém, ele escapou do vexame do Pan-Americano de Santo Domingo, em 2003, no qual o Brasil levou apenas o bronze.

Quando se fala em clubes, André Heller pode ser definido como um nômade. Porém, um nômade campeão, principalmente quando o assunto é a Superliga. Conquistou o título nacional pela Ulbra, na temporada 1998/1999, pelo Minas no ano seguinte. Após duas temporadas em Belo Horizonte, voltou para o sul, agora para defender o Unisul, de Santa Catarina. Lá, venceu o campeonato de 2003/2004.

Após o bom desempenho em Atenas-2004, foi contratado pelo Trentino, da Itália. Ficou duas temporadas, e assim como André Nascimento, se transferiu para o Cimone Modena. Em 2008, foi contratado pelo Minas.