UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Vôlei

Sassá

"Guardo com muito carinho o título de 2001 do Campeonato Mundial Juvenil, que conquistei exatamente no dia do meu aniversário"

Data de nascimento
09/09/1982
Local de nascimento
Barbacena (MG)
Residência
Osasco (SP)
Peso e altura
76 kg / 1,79 m
Posição
Ponta
Participação em Pequim
Campeã

Atacante de grande qualidade técnica e dona de um excelente saque, Sassá foi acionada em alguns momentos chaves nas Olimpíadas de Pequim. Ela contribuiu para a conquista do primeiro ouro olímpico da seleção feminina. O time do técnico José Roberto Guimarães chegou ao título após a vitória de 3 sets a 1 sobre os Estados Unidos.

Sassá começou a jogar vôlei em sua cidade natal, Barbacena, no interior de Minas Gerais. Como profissional, estreou na temporada 2000/2001 da Superliga. Com apenas 18 anos a atacante já era titular no Vasco, tendo conquistado o título estadual e o vice da Superliga. O bom desempenho fez com que ela se transferisse para o Rexona, clube que defendeu até 2007 e pelo qual ganhou três títulos nacionais.

Na seleção, Sassá foi uma das jogadoras que se deram bem com a crise de 2002. Ela ganhou uma vaga no time de Marco Aurélio Motta após as saídas de Érika, Walewska, Raquel, Fofão, Elisângela e Virna.

Com Motta, naquele ano, Sassá conseguiu o quarto lugar no Grand Prix e o sétimo no Campeonato Mundial. A chegada de José Roberto Guimarães, em 2003, fez com que ela saísse da seleção. Mas, após uma excelente temporada no Rexona, a atacante recebeu uma nova chance, garantindo vaga na Olimpíada de Atenas.

Sassá fez sua estréia em Olimpíadas como reserva. Acionada apenas em trechos das partidas em Atenas, ela foi uma das jogadoras importantes da semifinal contra a Rússia, atuando durante o terceiro e quarto sets no lugar de Virna. Não evitou, porém, que o Brasil sofresse uma vitória de virada, por 3 a 2, e fosse eliminado. Na decisão do bronze, atuou durante boa parte do jogo, mas outra vez amargou a derrota, desta vez para Cuba.

Na reformulação que a seleção passou após o quarto lugar na Grécia, Sassá garantiu vaga na equipe titular do Brasil. Em 2006, sagrou-se vice-campeã mundial. Assim como grande parte do elenco que vai a Pequim, Sassá acumula dois grandes fracassos com a seleção brasileira, a prata no Pan-Americano do Rio, em final perdida para a rival Cuba, e o tropeço na decisão frente à Rússia no Mundial de 2006.

Depois de conquistar o tricampeonato na Superliga, com as cores do carioca Rexona-Ades, Sassá voltará a atuar em São Paulo. A jogadora foi apresentada no rival Osasco em junho, e será o grande reforço da equipe paulista para a temporada.