Primeiro atleta cubano e latino-americano a ganhar uma medalha de ouro olímpica, Ramón Fonst Segundo foi uma das grandes surpresas dos Jogos de Paris, ao conquistar o ouro na modalidade espada quando tinha apenas 16 anos. Na final, Fonst derrotou o favorito Louis Perrée, da França.
Fonst nasceu em Havana, no dia 31 de agosto de 1883, e iniciou-se na esgrima em sua cidade natal, sob a tutela de seu pai, Filiberto Fonst. Depois viveu boa parte da infância e da juventude na França, onde aprendeu os segredos do esporte tradicional do local com os melhores professores.
Graças a sua excelente técnica e habilidade, o canhoto Fonst venceu em 1904 o Campeonato Internacional, também disputado em Paris. No mesmo ano, participou dos Jogos Olímpicos de Saint Louis, nos Estados Unidos, onde conquistou vitórias em espada, florete individual e por equipe e virou ídolo do esporte.
O legado do pioneiro
Sua habilidade era tanta que formou uma escola de esgrimistas cubanos. Aos 41 anos de idade, Fonst ainda avançou até as quartas-de-final dos segundos Jogos Olímpicos disputados em Paris, em 1924. Nos primeiros Jogos Centro-Americanos do México, em 1926, Ramón Fonst venceu em florete, sabre e espada.
Na segunda edição dos Jogos (Havana-1930), ganhou sem receber nenhum toque contra em espada e florete, e na competição do Panamá, em 1938, ganhou o ouro por equipes em espada e prata em florete, já aos 55 anos de idade.
Ramón praticou também com sucesso boxe francês, tiro e ciclismo. Após encerrar sua carreira de atleta, presidiu o Comitê Olímpico Cubano e a ocupou outros cargos de responsabilidade vinculados ao esporte em Cuba.
Tradição no esporte