UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 

Ramón Fonst (Cuba)

Primeiro atleta cubano e latino-americano a ganhar uma medalha de ouro olímpica, Ramón Fonst Segundo foi uma das grandes surpresas dos Jogos de Paris, ao conquistar o ouro na modalidade espada quando tinha apenas 16 anos. Na final, Fonst derrotou o favorito Louis Perrée, da França.

Fonst nasceu em Havana, no dia 31 de agosto de 1883, e iniciou-se na esgrima em sua cidade natal, sob a tutela de seu pai, Filiberto Fonst. Depois viveu boa parte da infância e da juventude na França, onde aprendeu os segredos do esporte tradicional do local com os melhores professores.

Graças a sua excelente técnica e habilidade, o canhoto Fonst venceu em 1904 o Campeonato Internacional, também disputado em Paris. No mesmo ano, participou dos Jogos Olímpicos de Saint Louis, nos Estados Unidos, onde conquistou vitórias em espada, florete individual e por equipe e virou ídolo do esporte.

O legado do pioneiro

Sua habilidade era tanta que formou uma escola de esgrimistas cubanos. Aos 41 anos de idade, Fonst ainda avançou até as quartas-de-final dos segundos Jogos Olímpicos disputados em Paris, em 1924. Nos primeiros Jogos Centro-Americanos do México, em 1926, Ramón Fonst venceu em florete, sabre e espada.

Na segunda edição dos Jogos (Havana-1930), ganhou sem receber nenhum toque contra em espada e florete, e na competição do Panamá, em 1938, ganhou o ouro por equipes em espada e prata em florete, já aos 55 anos de idade.

Ramón praticou também com sucesso boxe francês, tiro e ciclismo. Após encerrar sua carreira de atleta, presidiu o Comitê Olímpico Cubano e a ocupou outros cargos de responsabilidade vinculados ao esporte em Cuba.

AP

Tradição no esporte

Outros destaques
Charlotte Cooper (GBR)
  • A tenista britânica Charlotte Cooper, que na época já havia vencido três torneios de Wimbledon, tornou-se a primeira mulher na história a conquistar uma medalha de ouro nas Olimpíadas.
  • Frederick Lane (AUS)
    • Frederick Lane venceu a inédita prova dos 200 m com obstáculos na natação. A idéia da prova era completar a distância nadando, subindo em barcos ou mergulhando por baixo deles.

Compartilhe: