UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 
A Feira Mundial teve como porta de entrada a famosa Torre Eiffel, inaugurada 11 anos antes
Pôster
Reprodução
Medalha
Reprodução
Ficha
Quando:
14/05/1900 a 28/10/1900
Países participantes:
24
Total de atletas:
997 (masc: 975 fem: 22)
Participação do Brasil:
não participou
Total de modalidades:
20
Total de medalhas distribuídas:
262

Apesar do desejo do Barão, Feira Mundial ofusca as Olimpíadas

Após a realização da primeira Olimpíada, em Atenas-1896, o Barão de Coubertin pôs em prática a idéia de realizar os Jogos a cada quatro anos. Como presidente do Comitê Olímpico Internacional, o francês escolheu Paris para sediar a competição. O rei George 1º, da Grécia, tentou, no início, que Atenas se tornasse sede do evento novamente em 1900, mas depois acabou desistindo da idéia.

Diferentemente dos primeiros Jogos, quando a população de Atenas participou com entusiasmo de todos os eventos, as Olimpíadas de 1900 passaram despercebidas para os parisienses, principalmente por causa da falta de informação e organização. Além disso, os Jogos concorreram como coadjuvante diante de outro evento: Paris se preparava para organizar uma grande Feira Mundial (atual Expo), tendo a Torre Eiffel como porta de entrada da exposição industrial e tecnológica.

O acúmulo de eventos fez com que os Jogos Olímpicos acabassem sendo disputados em longos cinco meses. Para piorar e aumentar o desinteresse do público, o programa era muito confuso. O tiro, por exemplo, teve provas realizadas simultaneamente na Ilha de Seguin (a oeste de Paris), no polígono de Tiro de Vincennes e no campo de Tiro de Satory, perto de Versailles.

As péssimas condições das instalações não permitiram grandes façanhas esportivas. No atletismo, as provas foram realizadas no Racing Club da França, onde as pistas eram verdadeiros pântanos e os martelos enroscavam nos galhos das árvores. O campeão do lançamento do disco -o húngaro Rudolf Bauer- fez três fortes lançamentos que caíram no meio do público. Os esportes de quadra foram relegados a salões insalubres. A natação foi disputada no rio Sena sem que, em certas ocasiões, se tenha pensado em interromper o trânsito fluvial.

Jogos apagados demais

Outro fato lamentável na organização foi a cerimônia de abertura, que acabou nem acontecendo. O presidente da república francesa, Emile Loubet, fez apenas um breve discurso antes das provas da ginástica.

Nem mesmo a entrega das medalhas aos vencedores foi motivo de festa. Grande parte destes não recebeu suas medalhas, mas, sim, pequenos presentes, como pratos, guarda-chuvas ou carteiras. Alguns, inclusive, tiveram que esperar até 1912 para ganhar as respectivas premiações.

A presença de mulheres nos Jogos (em Atenas-1896 só participaram homens) causou uma grande polêmica no meio intelectual. O célebre Emile Zola defendeu a participação do então "sexo frágil", porém alguns literatos conservadores desaprovaram a inclusão das mulheres.

No contexto esportivo, a França, como era de se esperar, saiu-se como grande vitoriosa nos Jogos de Paris-1900. Como cerca de metade dos 997 competidores eram franceses, o país-sede terminou em primeiro lugar no cômputo geral de medalhas. No total, o país anfitrião conquistou mais que o dobro de medalhas dos Estados Unidos: 101 contra 48.

Uma inovação nos Jogos de Paris-1900 foi a estréia oficial dos esportes coletivos. O futebol, o pólo aquático e o rúgbi entraram pela primeira vez em Olimpíadas e acabaram ficando no programa.

Compartilhe: