UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 

Micheline Ostermeyer (FRA)

A francesa Micheline Ostermeyer, nascida em 23 de dezembro de 1922, em Rang-du-Fliers, surpreendeu nos Jogos de Londres. Pianista clássica, quatro semanas antes ela tinha se formado, com honra, no Conservatório de Música de Paris.

Na Inglaterra, encantou o mundo ao ganhar duas medalhas de ouro, no arremesso do disco e no arremesso de peso, e uma de bronze no salto em altura.

Dividida entre o piano e o peso

Nos primeiros Jogos de pós-guerra, com instalações esportivas precárias e poucos recordes batidos, Ostermeyer ficou atrás apenas de Fanny Blankers-Koen na soma final de medalhas.

Estrela do atletismo, foi campeã nacional em oito oportunidades, em cinco diferentes modalidades (arremesso de peso, de disco, nos 80 m com barreiras, nos 60 m rasos e no heptatlo).

A fama como atleta, porém, quase estragou sua carreira como música clássica. Após as medalhas olímpicas, ela tirou de seu repertório, por seis anos, o compositor húngaro Franz Liszt, considerado muito "esportivo".

Ainda na infância, Micheline mudou-se com a família para o norte da África. Aos 13 anos, mudou-se para Paris, onde começou a estudar música.

Voltou para a Tunísia quando a Segunda Guerra Mundial foi declarada e, ainda adolescente, começou sua vida dupla de atleta e pianista. Fazia parte do Sport Clube de Tunis e dava um concerto semanal de piano numa rádio. "O esporte me ensinou a relaxar. O piano me deixou com os bíceps fortes e me deu noção de ritmo", dizia, defendendo a dupla jornada.

No início dos anos 50, Micheline abandonou definitivamente as pistas para se dedicar exclusivamente à música. Durante os anos 60, executou mais de 100 concertos pela Europa antes virar professora de piano. Micheline morreu em Rouen, em 15 de outubro de 2001, aos 78 anos.

AP

Entre o piano e a pista

Outros destaques
Paul Elvstron (DIN)
  • Em Londres, o velejador mais vitorioso da história olímpica começou sua trajetória. O ouro na classe Firefly (que depois virou Finn), foi o primeiro de quatro consecutivos. Até hoje, é um dos três únicos atletas tetracampeões na mesma prova. Ele velejou em oito Olimpíadas.
  • Tore Holm (SUE)
    • Outro velejador, conquistou com sua tripulação o bronze na classe de 6 metros. Na Antuérpia, em 1920, tinha conquistado o ouro na classe 40 metros. Com isso, Holm tornou-se o atleta que venceu medalhas com o maior intervalo de tempo: 28 anos.

Compartilhe: