UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 

Carl Lewis (EUA)

Um dos maiores atletas de todos os tempos, o norte-americano Carl Lewis viveu seu auge nos Jogos de 1984, em que faturou quatro medalhas de ouro. A primeira, nos 100 metros rasos, vencida com 20 centésimos e 2,5 metros de vantagem para o segundo colocado, seu compatriota Sam Graddy. Lewis cravou 9s99.

O segundo ouro veio no salto em distância. Logo em seu primeiro salto, Lewis alcançou a marca de 8,54 m. Preocupado com a prova dos 200 m, porém, preferiu se poupar, e não se apresentou nas séries seguintes. Sob vaias do público, que esperavam sua apresentação, ele saltou na quinta série, mas queimou a marca. Mesmo assim, Lewis venceu, uma vez que seus rivais diretos não passaram dos 8,24 m.

Nos 200 m, enfim, Lewis quebrou o recorde olímpico e levou seu terceiro ouro, com 19s80. A última conquista foi com o quarteto norte-americano do revezamento 4x100 m, que lhe valeu o quarto ouro.

Coadjuvante do escândalo

Na edição seguinte dos Jogos, em Seul-1988, Carl Lewis voltou a triunfar nos 100 m rasos, mas apenas ao final de um escândalo protagonizado pelo canadense Ben Johnson. Johnson venceu o duelo com Lewis na prova mais rápida do atletismo, mas foi desclassificado após ter sido pego em exame antidoping por esteróides.

Nas prévias da final, no entanto, Lewis superou Johnson nas duas corridas que travaram. Nas eliminatórias dos 100 m rasos, o norte-americano cravou 10s14 contra 10s17 de Johnson. Na semifinal, novamente Lewis obteve 9s97, contra 10s03. Com a comprovação da fraude, Lewis foi declarado vencedor com sua marca do segundo lugar, 9s92.

Carl Lewis ganhou ainda outro ouro, no salto em distância, e uma prata, nos 200 m, na Coréia do Sul. Na Olimpíada seguinte, em Barcelona-1992, seu domínio no salto se manteria, e ele obteve o terceiro ouro, além de ajudar o time dos EUA a vencer no revezamento 4 x 100 m. Finalmente, em Atlanta-1996, Em sua última Olimpíada, em Atlanta-1996, o atleta alcançou o feito de levar o quarto ouro consecutivo no salto em distância.

AP
AP

Lewis vence os 200 m

Outros destaques
  • Evelyn Ashford (EUA)
    Evelyn venceu os 100 m rasos – com direito a recorde mundial – e foi fundamental no revezamento 4 x 100 m da equipe norte-americana. Sua carreira se estenderia por Seul-1988 e Barcelona-1992, onde levaria mais dois ouros para os quartetos dos EUA.
  • Naroli Fairhall (NZL)
    Nas provas de tiro com arco, Naroli tornou-se a primeira paraplégica a participar de uma edição dos Jogos Olímpicos. Fairhall, que sofreu um grave acidente que a deixou paralisada da cintura para baixo, competiu sentada em sua cadeira de rodas. Muito aplaudida, ela obteve a 35ª colocação.

Compartilhe: