UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 

Jim Thorpe (Estados Unidos)

Filho de índios e descendente de franceses e irlandeses, o norte-americano Jim Thorpe, de 24 anos, brilhou nos Jogos de Estocolmo. Vencedor e recordista do decatlo e do pentatlo, no atletismo, Thorpe foi considerado o "maior atleta do mundo" pelo rei da Suécia, Gustavo V, durante a premiação.

A glória, no entanto, foi injustamente retirada do atleta pelo Comitê Olímpico Internacional um ano depois. Ao descobrir que o atleta recebia 25 dólares semanais para jogar beisebol em um pequeno time da Carolina do Norte, o COI cassou suas duas medalhas de ouro. Na época, a entidade não admitia que atletas fossem pagos para competir e pregava o amadorismo.

Em Estocolmo, Thorpe venceu quatro das cinco provas do pentatlo (salto em distância, 200 m rasos, arremesso de disco e 1500 m rasos e ficou em segundo lugar no arremesso de dardo). No decatlo, o norte-americano ganhou quatro provas (arremesso de peso, salto em altura, arremesso de disco e 110 m com barreiras).

O COI, no entanto, só foi rever sua decisão 70 anos após as Olimpíadas. Em 1982, resolveu devolver as honras e as medalhas aos familiares de Thorpe, que morrera havia 30 anos.

A carreira de Thorpe

Na época em que treinava para estar nas Olimpíadas, Thorpe usava seu nome verdadeiro para atuar no beisebol. A maioria dos atletas usavam um pseudônimo para que não deixassem de disputar competições como atletas amadores. O fato ajudou o COI a tomar a decisão de cassar suas medalhas.

Antes de saber da punição, ele foi recebido com festa, em um carro aberto pela Broadway, nos EUA pela conquista do ouro no pentatlo e decatlo. A decepção da perda das medalhas levou-o a se dedicar ao beisebol profissional e depois ao futebol americano.

Após a punição, James Francis Thorpe se profissionalizou e jogou beisebol no Cincinatti Reds. Em 1919, passou a jogar futebol americano, no New York Giants. Proibido pelo COI, não disputou mais nenhuma Olimpíada. Em 1953, aos 65 anos, Thorpe morreu de ataque cardíaco nos Estados Unidos. Dez anos depois, em 1963, foi eleito para o Hall da Fama do esporte.

AP

Jim Thorpe tinha 24 anos

Outros destaques
Rudolph Lewis (AFS)
  • Para vencer a prova de estrada, modalidade do ciclismo, o sul-africano Rudolph Lewis levou 10h42min para percorrer os 320 quilômetros. Nunca uma prova do esporte levou tanto tempo em Jogos Olímpicos para ser concluída.
  • H. Kolehmainen (FIN)
    • O domínio da Finlândia nas pistas de atletismo nos anos seguintes à Primeira Guerra teve como inspiração Hannes Kolehmainen, ganhador de três ouros em 1912. Oito anos mais tarde, na Antuérpia, ele ficaria em primeiro na maratona também.

Compartilhe: