UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 

Anton Heida (Estados Unidos)

Pode-se dizer que o norte-americano Anton Heida foi o primeiro grande atleta dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Até Saint Louis, em 1904, nenhum atleta havia ganhado tantas medalhas em uma mesma edição das Olimpíadas. O ginasta escreveu seu nome na história do esporte ao obter seis pódios em 1904.

Foram cinco medalhas de ouro e uma medalha de prata, fato, para se ter uma idéia, que colocaria o atleta na segunda posição no quadro de medalhas geral daquelas Olimpíadas, à frente da Alemanha, que ganhou quatro medalhas de ouro no geral. Tudo porque os EUA dominaram imensamente os Jogos, arrematando 85% de todas as premiações (um recorde até os dias de hoje) e deixando os rivais com uma "secura" de medalhas. Das 91 provas dos Jogos de Saint Louis, somente 42 incluíram atletas que não eram dos Estados Unidos (51 do Canadá e 105 dos outros países).

Anton Heida ajudou a equipe norte-americana nesta façanha e venceu na subida de corda e nas barras fixas, dividiu o ouro no salto sobre o cavalo e ganhou o último ouro nos exercícios combinados por equipes. O ginasta conquistou ainda a prata nas barras paralelas.

Um rival à altura

O grande rival de Heida na disputa da ginástica nas Olimpíadas foi o seu próprio compatriota George Eyser, que terminou os Jogos com três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Apesar de usar uma perna de madeira em substituição à que fora amputada depois de um atropelamento por um trem, ele competiu de igual para igual com Anton. No salto sobre o cavalo, Eyser empatou em primeiro lugar com o compatriota e só não venceu a prova porque a perna de madeira o atrapalhava na hora da corrida.

AP

Forte ginástica dos EUA

Outros destaques
George Poage (EUA)
  • O norte-americano George Poage, terceiro colocado nos 200 m e 400 m com barreiras, transformou-se no 1º atleta negro a ganhar uma medalha em Jogos.
  • Charles Hahn (EUA)
    • O norte-americano Charles "Archie" Hahn, depois de três ouros (60 m, 100 m e 200 m), escreveu o livro "Como Correr o Sprint", um clássico do atletismo até os dias de hoje.

Compartilhe: