Judô: um final de semana de "peso" nas busca de medalhas

Wiliam Freitas - Gulô

Wiliam Freitas - Gulô

  • Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET

    Tiago Camilo e Rafael Silva durante treinamento da equipe brasileira de judô para os Jogos Olímpicos

    Tiago Camilo e Rafael Silva durante treinamento da equipe brasileira de judô para os Jogos Olímpicos

Nesta quinta-feira, nos tatames de Londres, entram para competir as categorias meio pesado feminino (78 kg) e masculino (100 kg). Vamos de:

Luciano Corrêa no masculino, com 30 atletas na disputa. O brasileiro sonha com a medalha olímpica. Na estreia, ele enfrentará pela primeira vez Oumar Kone, do Mali. Caso vença, poderá enfrentar o holandês Grool, 2º do ranking mundial na segunda luta e o japonês Takamasa Anai na semifinal. O sorteio das chaves não favoreceu, mas, em 2007, tinha confrontos difíceis e se tornou campeão mundial. Luciano vem de um ciclo olímpico irregular, porém chega à sua segunda Olimpíada com mais experiência e confiança. São boas as chances de medalha.

Mayra Aguiar, no feminino, tem mais 20 adversárias na busca pelo ouro. Ela enfrentará em sua primeira luta a atleta Hana Maregani, 24º do ranking mundial. Na semifinal poderá ter o confronto com sua maior rival, a americana Harrison. Mayra é a primeira do ranking e vice-campeã mundial, sendo assim está sendo estudada, como já pudemos ver nestes Jogos Olímpicos. Então chega como uma das favoritas à medalha, mas, transformar esse favoritismo em resultado requer concentração e estratégia diferenciada.

Na sexta-feira, é a vez dos pesos pesados com chances reais de medalhas.

Rafael Silva, na categoria + 100 kg, competirá com 32 atletas, mas ele é o 3º do ranking mundial e está credenciado a conquistar alguma medalha. Em seu primeiro confronto lutará contra Thormoduz Jonsson, da Islândia; eles já lutaram uma vez na Copa do Mundo de Varsóvia, em 2011, com vitoria do brasileiro. Na semifinal pode ter como adversário o alemão 2º do ranking mundial. O francês Tedy Riner, tetra campeão mundial, é outro que pode atrapalhar sua campanha rumo ao ouro. Baby, como Rafael é carinhosamente conhecido, vem crescendo nas ultimas competições internacionais. Ele ganhou confiança e chega bem treinado fisicamente e poderá trazer a primeira medalha olímpica nesta categoria para o Brasil.

Maria Suelen, na categoria + 78 kg, tem mais 20 atletas competindo. O sorteio da chave não favoreceu e enfrentará na sua estreia a francesa Anne S. Mondiere, 12º ranking mundial – já se enfrentaram uma vez nos Jogos Mundiais Militares em 2011 no Rio de Janeiro, com vitoria da francesa. Vencendo, a brasileira poderá lutar na semifinal com a japonesa Sugimoto, 4ª do ranking mundial. Suelen chega como 9ª do mundo, e se fizer boas lutas contra as primeiras do ranking e ainda conseguir manter a concentração e a regularidade, poderá surpreender e chegar ao pódio.

Na categoria meio pesado, o Brasil sempre teve bons resultados. Desde Chiaki ishi, bronze em 1972, passando por Douglas Vieira, prata 1984 e chegando a Aurélio Miguel, ouro em 1988 e bronze em 1996. Este se tornou o maior medalhista do judô brasileiro da história em Olimpíadas. Aurélio Miguel também é considerado um dos melhores judocas de todos os tempos, aumentando a responsabilidade de nossos atletas.

Estamos na expectativa de fechar a semana com melhor campanha em Olimpíadas, superando as três medalhas em Los Angeles 84 (uma prata e dois bronzes).

Já esta quarta-feira não foi boa para o judô brasileiro. Confira a análise das derrotas brasileiras em Londres:

"Tiago Camilo teve seus pontos fortes anulados"

 

Wiliam Freitas - Gulô

É professor universitário da Fefisa/Uninove/Gama Filho e diretor técnico Associação de Judô Gulô e WDV Sports Ltda. Faixa preta de judô 5º Dan pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô), Gulô é também comentarista do canal Bandsports, do Placar UOL de judô nas Olimpíadas 2012 e correspondente do site JudoPaulista, parceiro do UOL.

UOL Cursos Online

Todos os cursos