Arthur Zanetti escondeu estrategicamente a dificuldade de sua série na preliminar

Rodrigo Caron

Rodrigo Caron

  • Phil Walter/Getty Images

    Arthur Zanetti se apresenta para ganhar o ouro nas argolas dos Jogos Olímpicos de Londres

    Arthur Zanetti se apresenta para ganhar o ouro nas argolas dos Jogos Olímpicos de Londres

Arthur Zanetti conseguiu um feito histórico na ginástica artística do Brasil nesta segunda-feira, com o ouro individual nas argolas. Arthur já vinha realizando provas com execução superior às do chinês Chen, quatro vezes campeão mundial, e de todos os seus adversários. Sua nota final vinha subindo. Mas, ainda assim, não se mostrava superior como deveria. Felizmente, isso aconteceu na hora certa, bem na final olímpica, e como uma estratégia perfeita. Isso ajudou na conquista da medalha de ouro.

Arthur conseguiu realizar sua prova acrescentando a dificuldade que deixou de colocar estrategicamente nas preliminares e sua execução foi perfeita. Isso lhe deu uma vantagem e mesmo sem cravar a saída conseguiu uma nota justa, que o deixou acima de todos os adversários. Isso não significa que os adversários tenham ido mal. Todos se apresentaram fazendo o seu melhor, mas Arthur conseguiu ser superior a todos eles.

A primeira medalha do Brasil na ginástica artística é de ouro e com um atleta que não é só um exemplo como esportista, mas um exemplo como pessoa. A humildade dele é até exagerada. Sua dedicação nos treinos é algo inacreditável. Nada melhor para coroar um atleta com essas características do que o ouro olímpico!

FIRME E FOCADO, ZANETTI LEVOU OURO MESMO SEM CRAVAR A SAÍDA

Rodrigo Caron

Praticou ginástica artística por mais de 15 anos. Formado em educação física, se tornou técnico e começou a carreira em Bauru, com uma passagem de um ano nos EUA (Academia The Colony Gymnastics- Dallas TX). Na volta ao Brasil, trabalhou na Associação Brasileira A Hebraica em São Paulo e, atualmente, é técnico no município de Boituva (SP). Em 2008, virou árbitro internacional de ginástica e já esteve em competições internacionais, como no Pan-Americano juvenil de 2009 e a Copa do Mundo de Stuttgart de 2010. Nas Olimpíadas-2012, é comentarista do UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos