Narrador dá ouro para Phelps faltando cem metros de prova

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

  • Getty Images

    Michael Phelps bateu em primeiro nos 100 m, mas terminou em segundo na final dos 200 m borboleta

    Michael Phelps bateu em primeiro nos 100 m, mas terminou em segundo na final dos 200 m borboleta

Final dos 200 m borboleta. Record ao vivo. A prova é narrada por Rafael Ribeiro. Aparentemente atento, ele vai descrevendo a performance de Michael Phelps, mas se distrai quando o americano bate em primeiro lugar nos 100 m. “E ele vem para o ouro! Michael Phelps”!, grita Ribeiro, logo se dando conta que a prova não terminou. “Ainda não! Tem mais 100 metros”, corrigiu-se.

Na segunda metade da prova, torcendo muito Ribeiro diz: “E vem dominando a prova e dificilmente vai perder, né Xuxa?” O comentarista fez a ressalva que Phelps “não está em grande forma”, mas o narrador continuou empolgado.

Nos metros finais, Ribeiro percebeu que Chad le Clos estava se aproximando, mas ainda assim não narrou a vitória do sul-africano. “Não conseguiu o ouro Michael Pelps”, gritou, frustrado.

Phelps terminou em segundo e, pouco depois, com a vitória no revezamento 4x200 m livre, chegou a 19 medalhas em quatro Olimpíadas. Com o feito, deixa a ginasta soviética Larisa Latynina na segunda posição no quadro histórico de medalhas.

A gafe de Ribeiro entra para a galeria dos grandes erros cometidos nestes Jogos Olímpicos, ao lado do feito de Ana Paula Padrão, que disse estar ao vivo no “Jornal da Globo”.

 

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor. É autor dos livros “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (editora Alameda) e “O Dia em que Me Tornei Botafoguense” (Panda Books). Conheça seu Blog no UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos