Jornalista inglês acusa Twitter de coibir críticas à cobertura olímpica da NBC

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

  • REUTERS/David Gray

    Dona dos direitos de transmissão dos Jogos nos EUA, a NBC não mostrou a cerimônia de abertura ao vivo

    Dona dos direitos de transmissão dos Jogos nos EUA, a NBC não mostrou a cerimônia de abertura ao vivo

Chefe da sucursal de Los Angeles do diário  “The Independent”, um dos mais respeitados da Inglaterra, o jornalista Guy Adams teve sua conta no Twitter suspensa, acusado de violar as regras da rede social ao publicar o email corporativo de um diretor da rede NBC.

Dona dos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos na TV aberta nos Estados Unidos, a NBC tem sido duramente criticada por exibir poucas competições ao vivo. Nem mesmo a cerimônia de abertura foi vista ao vivo pelo público americano.

Adams publicou uma série de mensagens no Twitter criticando a política da NBC nos Jogos. Numa delas, divulgou o e-mail corporativo de Gary Zenkel, diretor da emissora responsável pela transmissão da Olimpíada.

O jornalista conta que, enquanto tuitava a respeito da não-transmissão da cerimônia de abertura, a hashtag #NBCfail ficou entre os dez assuntos mais comentados no Twitter nos EUA.

O Twitter, que é parceiro da NBC nos Jogos Olímpicos, suspendeu a conta de Adams, sob a alegação de que o jornalista violou uma regra da rede social, segundo a qual é proibido divulgar dados pessoais, incluindo e-mail, de outros usuários.

Adams argumenta que divulgou o e-mail de trabalho de Zenkel, um endereço que se encontra facilmente fazendo uma pesquisa no Google.

Em e-mail enviado ao Twitter, e divulgado nesta segunda-feira no “Independent”, Adams se diz preocupado com “a tentativa (neste caso, bem-sucedida) de fechar a conta de jornalistas críticos da cobertura olímpica da NBC”.

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor. É autor dos livros “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (editora Alameda) e “O Dia em que Me Tornei Botafoguense” (Panda Books). Conheça seu Blog no UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos