Maratona aquática tem "camarote natural" com maior arena esportiva de Londres

Patrick Winkler

Patrick Winkler

  • Satiro Sodré/AGIF

    Poliana Okimoto é esperança brasileira na maratona aquática

    Poliana Okimoto é esperança brasileira na maratona aquática

Assistir um evento esportivo com transmissão de imagens, seja pela TV ou pela internet, é a maneira mais fácil de entender e acompanhar uma modalidade esportiva. Narradores, comentaristas, replays e explicações técnicas possibilitam o entendimento completo do evento.

Por outro lado, as pessoas que frequentam arenas esportivas para assistir às competições ao vivo têm uma interação e conectividade muito grande com o evento. Assistir a uma partida de futebol, vôlei, natação ou atletismo é um programa cultural, turístico e esportivo simultaneamente. A pessoa compra o ingresso, tem um assento disponível e aproveita o show.

Mas nem todas as modalidades têm essa facilidade. Esportes como: triatlo, ciclismo, maratona de corrida ou maratona aquática necessitam de uma arena esportiva imensa. Quando prestigiamos uma prova de Ironman na cidade de Florianópolis ou a Travessia dos Fortes na praia de Copacabana, na verdade, conseguimos visualizar apenas trechos do evento. Quem está na frente? Quem ultrapassou? Onde os atletas estão? Tudo isso é difícil de assimilar ao vivo.

Porém em Londres, as maratonas aquáticas terão uma oportunidade de visualização única e inigualável. A prova de 10 km será realizada na Serpentina no Hyde Park. Toda a parte sul estará disponível para qualquer pessoa sem ingresso e para assistir na parte norte é necessário adquirir o ticket.

O público ficará posicionado acima do nível da água e todos terão uma posição privilegiada, com visão ampla sobre os atletas e também e sobre o percurso inteiro da maratona aquática. Será um verdadeiro "camarote natural".

Já para os Jogos de 2016, a prova será realizada na praia de Copacabana, o que é um excelente cenário. Mas para acompanhar o evento ao vivo, sabemos que é um pouco complicado (muitos assistiram aos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro e conseguiram visualizar apenas a chegada dos atletas).

No caso dos Jogos Olímpicos de Londres, os ingleses conseguiram transformar o percurso da maratona aquática na maior arena esportiva do evento. Uma arquibancada natural, que marcará a história das maratonas aquáticas para sempre.

Patrick Winkler

Atleta e Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Especialista no mercado esportivo, atua junto aos atletas, organiza e participa de grandes eventos de natação e maratonas aquáticas, assessora empresas, produtos e gerencia os canais de mídia. Desenvolveu e dirigiu as vendas de diversos artigos esportivos. Sua trajetória inclui gestão empresarial nas empresas detentoras das marcas Speedo, Rip Curl e Arena. Patrick Winkler é graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

UOL Cursos Online

Todos os cursos