UOL Paraolimpíadas 2008 Modalidades Paraolímpicas
 

Tênis em cadeira de rodas

Divulgação/CPB

Dupla

O tênis brasileiro terá dois atletas nesta edição das Paraolimpíadas

Assim como o basquete, o tênis em cadeira de rodas surgiu nos Estados Unidos, em 1976. Jeff Minnenbraker e Brad Parks foram os inventores do esporte, que teve sua primeira aparição em Paraolimpíadas, em Seul-1988, mas apenas como exibição. Barcelona-1992 marcou a participação efetiva da modalidade, que passou a valer medalhas.

Disputado por homens e mulheres cadeirantes, o esporte nunca deu medalhas ao Brasil, que teve José Carlos Morais como primeiro representante da modalidade em Jogos Paraolímpicos, em Atlanta-1996. Antes de praticar o tênis, o atleta fazia parte da seleção nacional de basquete em cadeira de rodas.

O tênis em cadeira de rodas é jogado nas mesmas quadras do tênis convencional. O esporte segue as mesmas regras com a diferença que a bola pode dar até dois quiques antes de ser rebatida (o primeiro quique deve ser sempre dentro da quadra).As partidas podem ser de simples ou duplas e são sempre disputadas em melhor de 3 sets. O esporte requer dos atletas um alto nível de técnica, velocidade, resistência física, reflexos, precisão e força.

O único requisito para que uma pessoa possa competir em cadeira de rodas é ter sido medicamente diagnosticado como portador de uma deficiência relacionada com a locomoção.

Compartilhe: