UOL Paraolimpíadas 2008 Modalidades Paraolímpicas
 

Futebol de 7

Andantes

Fabiano Bruzzi é um dos integrantes da seleção brasileira de futebol de 7

Ao contrário do futebol de 5, praticado somente por atletas com deficiência visual, o futebol de 7 é disputado por jogadores com paralisia cerebral, com seqüelas de traumatismo crânio-encefálico e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Todos os competidores são andantes.

As partidas do futebol de 7 duram 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 e com um intervalo de 15 minutos. Cada equipe tem sete jogadores em campo (com o goleiro) e cinco reservas, que são classificados em uma escala de 5 a 8, de acordo com o tipo de deficiência que apresentam. Quanto maior a classe, menor é o nível de comprometimento do atleta. Cada equipe pode ter no máximo dois atletas da classe 8 e no mínimo um atleta das classes 5 e 6.

As primeiras partidas deste esporte aconteceram em 1978, em Edimburgo, na Escócia. No mesmo ano, foi a criada a Associação Internacional de Esporte e Recreação de Paralisados Cerebrais (CP-ISRA), que gere a modalidade, adaptando as regras da Federação Internacional de Futebol (Fifa). A primeira participação paraolímpica veio em Nova Iorque-1984.

O esporte só foi introduzido no Brasil em 1989 por Ivaldo Brandão, no Rio de Janeiro. Três anos depois, a seleção participou de sua primeira Paraolimpíada, em Barcelona, onde acabou com o sexto lugar. Em Atlanta-1996, o Brasil piorou seu desempenho e acabou com a penúltima colocação no geral, mas deu a volta por cima em Sydney-2000, quando foi medalha de bronze.

Em Atenas-2004, a seleção só perdeu um jogo no torneio: o da decisão. Antes de ser derrotada pela Ucrânia por 4 a 1 e ficar com a medalha de prata, o Brasil havia vencido Estados Unidos, Holanda, Rússia e Argentina.

Compartilhe: