UOL Paraolimpíadas 2008 Modalidades Paraolímpicas
 

Goalball

Divulgação/CPB

Presença garantida

Brasil terá equipes masculina e feminina na modalidade em Pequim

Inventado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, o goalball é um esporte baseado na percepção tátil e auditiva, jogado única e exclusivamente por atletas com deficiência visual.

O esporte é disputado em uma quadra que tem as mesmas dimensões da de vôlei (9 m de largura por 18 m de comprimento). Cada equipe conta com três atletas titulares e três atletas reservas. Os gols, que têm nove metros de largura por 1,2 m de altura, ficam nas extremidades da quadra. Os três jogadores são ao mesmo tempo arremessadores e defensores. Os arremessos só podem ser rasteiros. Assim como no futebol, a bola no goalball possui guizos que emitem sons e permitem aos atletas saberem a direção do objeto, que tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,25 kg.

A primeira aparição do goalball em Paraolimpíadas foi em Toronto-1976, mas como caráter de exibição. Quatro anos depois, em Arnhem (HOL), o esporte passou a fazer parte da grade da competição e contou somente com a participação de homens. As mulheres disputariam a modalidade pela primeira vez em Nova Iorque-1984.

No Brasil, o goalball começou a ser difundido em 1985. Dois anos depois, o esporte ganhou seu primeiro campeonato brasileiro. Os homens ainda não tiveram uma participação de destaque na modalidade. Por outro lado, as mulheres já foram vice-campeãs do Mundial da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos), em Quebec (CAN), em 2003. As potências do esporte são a Dinamarca, no masculino, e o Canadá, no feminino.

Compartilhe: