UOL Paraolimpíadas 2008 Modalidades Paraolímpicas
 

Natação

Divulgação/CPB

Esperança de medalha

André Brasil vai disputar a categoria S10 nos Jogos Paraolímpicos

A natação é a segunda modalidade que mais deu medalhas ao Brasil em Jogos Paraolímpicos, perdendo apenas para o atletismo. Em toda história, o esporte conquistou 50 (11 de ouro, 16 de prata e 23 de bronze) das 139 medalhas brasileiras na competição.

Presente desde a primeira Paraolimpíada, em Roma-1960, a natação abriga atletas de todos os tipos de deficiência. Os competidores competem em categorias selecionadas de acordo com seu grau de deficiência. São submetidos a exames de força muscular, mobilidade motora e testes motores, realizados dentro d’água.

As categorias se iniciam com a letra S (do inglês swimming, que significa natação). O atleta pode ter classificações diferentes para o nado peito (SB) e para o nado medley (SM). Quanto maior o número da classe, menor é a deficiência do atleta.

O Brasil é visto hoje como uma das potências paraolímpicas mundiais da natação. Um atleta, em especial, ajudou o país a ser rotulado desta maneira. Clodoaldo da Silva é o maior medalhista de ouro do Brasil em Jogos Paraolímpicos até o momento. A trajetória começou em Sydney-2000, onde ele ganhou três pratas e um bronze. Já em Atenas-2004, o nadador venceu seis provas e ficou em segundo em outra.

Apesar das conquistas e de ser o detentor de alguns recordes mundiais, Clodoaldo Silva é alvo de ataques freqüentes quanto à categoria na qual deveria competir. O brasileiro nada na categoria S4 – para atletas com limitações físico-motoras. Para muitos, Clodoaldo deveria estar em uma categoria acima.

Compartilhe: