UOL Paraolimpíadas 2008 Modalidades Paraolímpicas
 

Equitação

Divulgação

Ascensão

Delegação brasileira de equitacao será a maior da história do país

Ao contrário do hipismo olímpico, a equitação paraolímpica é um dos esportes que ainda não deu medalhas ao Brasil. Praticada por atletas com vários tipos de deficiência, a modalidade tem uma peculiaridade: tanto os competidores quanto os cavalos participantes recebem medalhas. Na equitação, homens e mulheres competem juntos, sem distinções de categorias.

Para que a equitação paraolímpica possa ser praticada são necessárias algumas adaptações, a começar pela pista, que deve oferecer um nível de segurança maior do que as pistas convencionais. O local onde são realizadas as provas deve ter uma rampa de acesso para que os cavaleiros montem o cavalo. Além disso, há uma sinalização sonora que orienta os atletas com deficiência visual.

Antigamente, a equitação era utilizada como forma de reabilitação física de pessoas com deficiência, principalmente as que se recuperavam de acidentes que atingiam a coluna vertebral. O esporte fez sua estréia paraolímpica em Nova Iorque-1984, mas ficou 16 anos fora das grades da competição por ainda precisar desenvolver condições melhores aos atletas. Isso só aconteceu em Sydney-2000.

O Brasil demorou a desenvolver um trabalho voltado para a equitação paraolímpica. Em 2002, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) realizou um curso para deficientes e as primeiras provas-treino começaram a acontecer. O primeiro campeonato brasileiro ocorreu em 2003 e neste mesmo ano, no Parapan de Mar Del Plata, Marcos Fernandes Alves, conhecido como Joca, ganhou duas medalhas de ouro para o Brasil, no estilo livre e na prova individual.

Joca ficou em 13º na prova de adestramento, em Atenas-2004. No estilo livre, o brasileiro competiu ao som de "Brasileirinho" e "Carinhoso", e ficou em nono lugar. Esta foi a primeira participação do hipismo do país em Jogos Paraolímpicos. Único brasileiro na Grécia, Joca vai ter a companhia de mais três brasileiros.

Compartilhe: