UOL Paraolimpíadas 2008 Modalidades Paraolímpicas
 

Tênis de mesa

EFE

Experiência

Apesar de não ter tradição, Brasil espera bons resultados nos Jogos

Participam do tênis-de-mesa paraolímpico atletas com paralisia cerebral, amputados e cadeirantes. O esporte é disputado por homens e mulheres desde a primeira edição dos Jogos Paraolímpicos, em Roma-1960.

O Brasil teve seus primeiros mesatenistas em Atlanta-1996. Francisco Eugênio Braga, Luiz Algacir e Maria Luiza Pereira foram os pioneiros. Quatro anos depois, em Sydney, o país contou quatro participantes. O número aumentou para 11 nos Jogos de Pequim-2008.

As competições do esporte são divididas entre cadeirantes e andantes e podem ser disputadas nas categorias individuais, em duplas ou em equipes. O que não muda é a forma de jogo: melhor de cinco sets. Cada um deles é disputado até que um dos jogadores atinja 11 pontos. Em caso de empate em 10 a 10, vence quem abrir dois pontos de vantagem primeiro.

O tênis-de-mesa paraolímpico é regido pelas normas da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Já no Brasil, a modalidade é organizada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

Compartilhe: