UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 

Robert Beamon (EUA)

O salto de Robert Beamon é, até hoje, o mais famoso da história das Olimpíadas. Na final do salto em distância, o norte-americano registrou 8,90 metros. Na época, o recorde mundial era de 8,35 metros, 55cm a menos do que a marca de Beamon.

O salto foi tão impressionante que permanece até hoje como recorde olímpico - o recorde mundial durou até 1995, quando o também norte-americano Mike Powell saltou 8,95m no Mundial de Tóquio. Desde 1901, os recordes mundiais do salto em distância avançavam, em média, 6cm entre cada marca. A maior diferença até então tinha sido de 15cm.

O maior salto da história olímpica

Antes do início dos Jogos, o norte-americano era o favorito ao ouro. Ele chegou ao México com 22 vitórias em 23 provas disputadas. Durante a competição, quase perdeu, nas eliminatórias, a chance de consagração: após queimar duas vezes, conseguiu o índice para a final no último salto.

Na decisão, o marcador fotoelétrico instalado na caixa de areia registrava apenas até 8,50 metros de distância. A confirmação da marca só saiu após o uso da velha trena. Ao divulgarem o resultado no sistema métrico, o norte-americano ficou sem entender nada. Ao converterem a marca para 29 pés e 2 polegadas, Robert caiu no chão, incrédulo do próprio feito.

Após o recorde, o atleta nunca mais chegou perto de tal marca. Seu melhor salto depois "do salto" foi 8,20 metros. Especialistas afirmam que uma série de condições contribuiu para o desempenho extraordinário de Beamon: a altitude da Cidade do México, que diminui o atrito do ar, e o vento forte no momento do recorde.

O norte-americano saltou com ventos a favor de 2 metros por segundo, o limite permitido para que a Iaaf, a entidade que controla o atletismo, homologasse a marca. Logo depois do salto, uma tempestade caiu no estádio.

O salto de Beamon ficou tão famoso que foi eleito pela revista norte-americana Sports Illustrated como um dos cinco maiores feitos do século 20. O feito foi retratado até mesmo no desenho Os Simpsons como o maior feito da história das Olimpíadas, no qual Beamon salta por cima das arquibancadas e cai fora do estádio.

Reuters

Com a tocha de Atenas-04

Outros destaques
George Foreman (EUA)
  • No Boxe, a medalha de ouro nos pesados foi para um lutador inexperiente, que tinha realizado apenas 18 lutas antes dos Jogos: George Foreman. Em 1973, ele nocautearia Joe Frazier, outro campeão olímpico, para conqusitar o título mundial. Foreman retirou-se em 1977, mas voltou dez anos aos ringues e, em 1994, reconquistou o título aos 45 anos.
  • Alfred Oerter (EUA)
    • Verdadeira lenda olímpica, o arremessador de disco norte-americano Alfred "Al" Oerter foi o primeiro atleta a ganhar a medalha de ouro olímpica em quatro Jogos consecutivos. Façanha conseguida apenas anos mais tarde por seu compatriota Carl Lewis, no salto em distância.

Compartilhe: