UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Vela

Folha Imagem
Bimba compete na raia olímpica de Qingdao

Ricardo Winicki

"Os melhores do mundo vêm para Búzios treinar e sempre dizem que é difícil ganhar de mim aqui. Acho que tenho algo de bom".

Data de nascimento
08/05/1980
Local de nascimento
Rio de Janeiro (RJ)
Residência
Búzios (RJ)
Peso e altura
71kg / 1,85m
Classe
RS:X (prancha a vela)
Participação em Pequim
5º lugar

Ricardo Winicki, o Bimba, chegou em Pequim com a cobrança de apagar a decepção de Atenas-2004. Porém, inadaptado às condições da raia de Qingdao, não venceu nenhuma regata e ficou em quinto lugar, logo atrás do britânico Nick Dempsey, o mesmo que lhe tirou a medalha de bronze nas últimas Olimpíadas.

O nome da vez em Qingdao foi o neozelandês Tom Ashley, campeão mundial em 2008 e vencedor do ouro olímpico, seguido pelo francês Julien Bontemps. O israelense Shahar Zubari, que vinha de um terceiro lugar no Mundial, venceu três das dez regatas e ficou com o bronze.

Carioca de 28 anos, Winicki ficou famoso nacionalmente nas Olimpíadas de Atenas. Ele liderou boa parte da competição de prancha à vela, então disputada com a velha prancha Mistral. Na última regata, porém, mostrada quase completamente pela TV brasileira, ele decepcionou e perdeu não só o ouro, mas a prata e o bronze, terminando com o quarto lugar.

Um ano depois, Bimba mostrou que a última regata de Atenas-2004 foi um acidente e conquistou o vice-campeonato no último Mundial disputado com a prancha Mistral (ele já tinha ficado em segundo lugar na competição uma vez, em 2002). Após a mudança de equipamento, para a prancha atual, a RS:X, o carioca continuou entre os melhores do planeta.

Em 2007, ele conquistou o título do Mundial da Isaf, em Portugal, a primeira seletiva olímpica da vela e competição mais importante da temporada. Além disso, o próprio Bimba faz questão frisar que "os melhores do mundo vêm para Búzios treinar comigo e sempre comentam como é difícil ganhar de mim aqui. Então, acho que tenho alguma coisa de bom".

Em Búzios, onde mora, Bimba mantém uma escolinha de windsurfe e um centro de treinamentos. Os melhores do mundo costumam treinar por lá. Além disso, Bimba também mantém um projeto social, que ajuda jovens velejadores a continuar no esporte. Um dos membros do projeto, Albert Carvalho, inclusive, disputou o Pré-Pan e foi o segundo melhor brasileiro na competição. Ganhou até uma regata do mestre.