UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Basquete

Kelly

Passou por intervenções cirúrgicas no joelho e ficou o primeiro semestre de 2007 tratando de sua lesão e mesmo assim esteve no Pan

Data de nascimento
10/11/1979
Local de nascimento
São Paulo (SP)
Residência
Seattle (EUA)
Peso e altura
96 kg / 1,92 m
Posição
Pivô
Participação em Pequim
11º lugar

Kelly formou com a armadora Adrianinha a dupla que deu sustentação à equipe brasileira para que a campanha desastrosa em Pequim-2008 não fosse ainda pior. A pivô foi a cestinha da seleção, com 73 pontos, e ainda destaque nos rebotes, com 34, 21 deles no garrafão brasileiro. Adrianinha, melhor jogadora do Brasil no torneio olímpico, fez 22 rebotes na defesa.

A pivô já tem mais de 10 anos na seleção principal. A jogadora foi convocada para sua primeira competição oficial aos 18 anos, para a disputa da Copa América, em 1997, fazendo 24 pontos nos cinco jogos que teve a chance de entrar. Sua convocação deveu-se à boa participação no Campeonato Mundial Juvenil do mesmo ano, quando o Brasil ficou em quarto.

Apesar do bom currículo, Kelly sempre encontrou dificuldade para se firmar na seleção, principalmente pelas fortes concorrências que enfrentou, ora com a experiente Alessandra, então dona da posição, ora com Érika, que desempenha bem a função de pivô.

Um ponto alto na carreira da jogadora foi a participação na conquista da medalha de bronze em Sydney-2000.

Após participar do time que ficou em quarto lugar no Mundial em 2006, Kelly enfrentou um momento difícil ao passar por intervenções cirúrgicas no joelho e ficar o primeiro semestre de 2007 em recuperação. Com todos os problemas que uma operação acarreta, era difícil acreditar que a pivô ainda participaria do Pan-Americano no Rio de Janeiro.

Porém, Kelly se recuperou a tempo e foi um dos destaques do time do técnico Barbosa, que ficou com a medalha de prata. Em cinco jogos, a pivô fez 57 pontos, com destaque para a partida semifinal diante da seleção cubana, quando participou da vitória por 79 a 60, com 17 pontos e 14 rebotes, permanecendo em quadra durante 36 minutos.

Após a contusão de Érika, a jogadora chegou como líder em quadra da equipe de Paulo Bassul em Pequim-2008. Durante os jogos, Kelly fez jus à confiança do técnico, mas não impediu o Brasil de terminar com a segunda pior campanha do torneio.