UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Basquete

Chuca

Sua cidade natal, foi onde se apaixonou pelo basquete após assistir Paula, Hortência e Janeth juntas em ação e iniciou a carreira

Data de nascimento
21/03/1979
Local de nascimento
Mauá (SP)
Residência
Ourinhos (SP)
Peso e altura
70 kg / 1,80 m
Posição
Ala
Participação em Pequim
11º lugar

Chuca está há cinco anos na seleção. Em Pequim, a ala não teve uma atuação de destaque, permanecendo na reserva. A brasileira atuou em quatro partidas, somando 17 pontos convertidos durante o torneio. A seleção brasileira saiu das Olimpíadas de 2008 com o segundo pior desempenho entre as 12 equipes participantes, superando apenas o time de Mali.

A primeira convocação de Chuca aconteceu em 2003, quando a jogadora tinha 24 anos. Inicialmente a ala não se firmou na equipe, sem uma boa seqüência de participações em competições oficiais. Somente dois anos mais tarde voltaria a participar de mais um Sul-Americano.

Porém, neste meio tempo, Chuca brilhou em quadras tupiniquins. Começou atuando no Centro Esportivo Mauaense, time de sua cidade natal, onde se apaixonou pelo basquete após assistir Paula, Hortência e Janeth juntas em ação. Porém, foi em Santo André, cidade vizinha, que conquistou seus primeiros títulos, como o Nacional e o Sul-Americano de clubes, em 1999.

Ainda seria vice-campeã nacional pelo Santo André no ano seguinte. Após um período turbulento, se transferiu para o Ourinhos, equipe de maior tradição na modalidade e lá, vive desde então, o melhor momento de sua carreira. É tetracampeã paulista com os títulos conquistados em 2004, 2005, 2006 e 2007. Como se não bastasse, nos mesmos anos, ainda conquistou os campeonatos nacionais, colecionando cinco em sua carreira.

Chuca cresceu junto com a equipe do interior paulista e voltou a ganhar chances na seleção em 2007, quando foi incluída no grupo que disputou o Pan-Americano do Rio de Janeiro. Na competição, porém, esteve em quadra somente em uma partida, o que não foi suficiente para que deixasse sua marca.

Já com o novo treinador, Paulo Bassul – seu treinador nos últimos dois anos pelo Ourinhos - esteve na disputa do Pré-Olímpico das Américas no final do ano e recebendo mais oportunidades, não decepcionou com 32 pontos em 5 jogos, contribuindo com o terceiro lugar do Brasil na competição.

No ano olímpico, recebeu nova chance de se firmar, desta vez para jogar o terceiro Campeonato Sul-Americano de sua carreira, e teve sua melhor participação. Fez 82 pontos em 6 jogos, em mais um título brasileiro e praticamente assegurou a sua vaga para as Olimpíadas de Pequim.

Ela é mais uma no grupo que tem sua primeira chance de disputar uma Olimpíada já com certa experiência na carreira, o que pode ser um diferencial do time brasileiro.